Empoderamento Feminino

Movimento global das Empresas B chega ao Brasil

Iniciativa busca redefinir o conceito de sucesso nos negócios e conta com empresas comprometidas em criar soluções para os desafios sociais e ambientais. Evento de lançamento acontece em 24 de outubro.

Chega ao Brasil o movimento global das Empresas B – aquelas que usam seus negócios para o desenvolvimento de comunidades, a busca de soluções climáticas e a redução da pobreza. O conceito das “B Corps” foi criado pelo B-Lab nos EUA em 2006, com a proposta de redefinir o sucesso para os negócios. Hoje, mais de 830 companhias – 75 delas na América Latina -, em 28 países e 60 setores são certificadas como Empresas B. Ben & Jerry’s, Patagonia, GoLite e Guayakí são algumas delas. No Brasil, será liderado pelo CDI em parceria com o Sistema B, representante do movimento na América Latina.

Fonte de Imagem: Divulgação

A certificação protege a missão da empresa e possibilita uma avaliação multidimensional do negócio, trazendo, além de perspectivas econômicas, as dimensões de impacto no meio-ambiente, relações com colaboradores e comunidades. Agora no Brasil, o objetivo é fortalecer o “ecossistema B”, alavancar organizações de apoio e estimular politicas públicas. “Para isso, o primeiro passo é criar uma comunidade de empresas certificadas, comprometidas em medir o que realmente importa e em usar o poder de seus negócios como acelerador de uma evolução sistêmica”, explica Marcel Fukayama, CEO do CDI.

O lançamento da iniciativa acontecerá no evento “Construindo o Sistema B Brasil”, no dia 24 de outubro no Insper, em São Paulo. O encontro, apoiado pelo Instituto Arapyaú, ICE – Instituto de Cidadania Empresarial e pela BMW Foundation, terá a presença de investidores de impacto, líderes empresariais, pesquisadores e acadêmicos, além de representantes de empresas brasileiras e estrangeiras já certificadas. O objetivo é apresentar a comunidade e benefícios das Empresas B, incentivar o caminho do triple bottom line e co-criar o Sistema B no país. Estão confirmados o empresário Guilherme Leal – que encerra o evento -; Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos; Alessandro Carlucci, presidente da Natura; Ricardo Abramovay, professor titular do Departamento de Economia da FEA e do Instituto de Relações Internacionais da USP; Paulo Belotti, sócio da Pragma Gestão de Patrimônio; Daniel Izzo, sócio-fundador da Vox Capital; e Jay Coen Gilbert, co-fundador do B-Lab.

Paralelamente, durante toda a semana, serão realizados eventos de relacionamento com grupos estratégicos, com temas como Mulheres Empreendedoras, Investimento de Impacto, uma conversa com institutos e fundações empresariais, além de um encontro com potenciais Empresas B de diversos setores.

O Empreendedorismo Rosa foi convidado para participar destas ações e estará presente com sua fundadora, Lênia Luz.

Sobre o CDI

O CDI é uma organização social híbrida que usa a tecnologia para transformar vidas e desenvolver comunidades. Desde 1995, mais de 1,54 milhão de pessoas foram capacitadas em 780 comunidades e 13 países. É pioneiro do campo dos negócios sociais no Brasil e tem a primeira empresa do país a ser certificada como Empresa B.

Sobre o Sistema B

O Sistema B é representante na América Latina do movimento global das Empresas B. Desde o início de 2012, certificou 75 empresas no Chile, Argentina, Colômbia e Brasil. Além de identificar e certificar empresas que utilizem seu poder de mercado para solucionar problemas socioambientais, o movimento pretende criar e fortalecer alianças estratégias a partir de uma comunidade formada por empresas B, compradores, políticos, líderes de opinião, acadêmicos e investidores. Além disso, busca gerar negócios entre as partes envolvidas e promover a criação de políticas públicas que protejam e fortaleçam este ecossistema. O objetivo é unir não só as melhores empresas do mundo, mas sim, as melhores empresas para o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *