Empoderamento Feminino

Planejando e organizando

Por Tati Verri

Com o novo ano aumenta nossa vontade de fazer acontecer. Com as energias recarregadas e a lista de objetivos recheada, é preciso se organizar para dar conta de tudo e não desanimar.

Participei recentemente de alguns workshops e vou compartilhar algumas coisas que já utilizava e algumas que aprendi, principalmente com o workshop Resolveria, do Matheus Cardoso.

Tudo se baseia no planejamento. Você com certeza escuta muito isso, então vamos colocar tudo no papel. A dica aqui é distribuir seus objetivos em trimestres, suas metas a cada 15 dias dentro desses trimestres e suas atividades diárias dentro disso. Ficou confusa? Então vamos lá.

Trabalhe com trimestres e estabeleça um objetivo para concluir nesses 3 meses, ex: Abrir uma loja. Em seguida determine quais as metas para concluir a cada 15 dias para que seu objetivo seja alcançado, então você terá 6 metas, pode ser coisas do tipo, pesquisa de mercado, encontrar parceiros, definir nome, entre outros.

Feito isso, agora faça uma lista de tudo o que você precisa e que quer fazer, desde coisas que tenham relação com seus objetivos e metas, até coisas que você acredita que possa melhorar seu dia a dia ou que tem vontade de fazer, vale tudo mesmo, até coisas do tipo “acordar sem usar a soneca do celular”. Coloque cada atividade em um post-it, vamos bagunçar sua mesa para depois organizar. Post-it preenchidos, agora vamos mapear as atividades e colocar no quadro.

Importante e urgente (60%) Importante e não urgente (15%)

 

 

Não importante e urgente (15%) Não importante e não urgente (10%)

 

 

Essas porcentagens refletem quanto do seu tempo você irá dedicar para cada tipo de atividade. Não existe certo ou errado, apenas o seu momento de vida. Nossa sugestão é distribuir o seu tempo em 60%, 15%, 15% e 10%.

Atividades distribuídas é hora do “desapego”, quais das atividades que listou não agregam tanto se você não mudar a forma que vem fazendo ou se você não fizer? Tire-as da lista.

Ainda assim a quantidade de coisa para fazer está grande? Não desanime e comece. A primeira coisa a fazer é pensar em como fazer, então coloque a primeira atividade em que você for trabalhar em evidência e analise qual a melhor maneira de realizar, liste as opções de como você pode fazer essa atividade. Não sabe como colocar uma atividade em prática? Existem algumas técnicas, a que mais gosto é a de troca de conteúdos, o famoso open innovation, abra seu problema com um grupo de amigos, receba os insights e avalie o que pode aplicar, você pode obter soluções fantásticas. Ideias coletadas é hora de colocar a mão na massa. Dentre todas as opções, escolha a que mais te agrada e comece seu trabalho.

Dica para a vida: Faça o planejamento do ano todo e da sua vida já, atualize sempre que necessário, a distribuição de atividades pode ser feita a qualquer momento e sempre que sentir necessidade, nunca é tarde para começar! Agora, bora se concentrar em trabalhar e ser feliz para continuar #FazendoAcontecer2017. Um ano de muito sucesso e alegrias para todas nós !

No próximo dia 11.03 estarei com o Empreendedorismo Rosa, celebrando o nosso dia, o Dia da Mulher, e falarei ainda mais sobre este tema, em uma pROSA animada intitulada: “ “Planejando o planejamento: Hora de fazer valer!”. Será um dia de muitas ações de networking, bons negócios, aprendizagem e empoderamento e tenho certeza que você não vai querer ficar fora dessa.

Inscreva-se e venha fazer acontecer com a gente:https://www.sympla.com.br/eu-feliz__118225

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *