Empoderamento Feminino

Conexões Femininas e Networking

Por Lênia Luz

Há 2 anos lidero o programa Lean In Circle no Brasil, programa este criado pela COO do Facebook, Sheryl Sandberg e autora do livro Faça Acontecer (Companhia das letras). Dentro da linha de raciocíno dela, e também da minha, devemos incentivar as mulheres a fazerem um bom networking.

Para tal devemos ter objetivos claros e não fazermos apenas laços de amizade mas sim laços de negócios. A clareza também auxilia a quebrar a nossa possível timidez, pois se temos um objetivo a falar sobre um determinado projeto, devemos ir direto ao ponto e sem rodeios.

Usar de maneira assertiva as redes sociais pode também encurtar caminhos. Pois com a internet, ficou mais simples encontrarmos pontos em comum e fazer um mapeamento de contatos úteis.

Liste as últimas 20 pessoas com quem conversou nas últimas semanas por telefone, e-mail, Whatsapp ou Facebook?. Desta lista escolha 10 que possam ser estratégicas  para seu crescimento e o de sua empresa.

Depois de escolhidos, avalie cada um dos contatos em três dimensões: intimidade , poder e frequência. Selecione pelo poder de influência 5 destes e avalie qual sua intimidade e frequência de contato com estas pessoas. Caso a estas estejam em baixa, relaxe, busque um ponto em comum entre vocês e faça contato. O segredo aqui é mostrar que é pessoa que busca oportunidade e não que é uma pessoa oportunista. A transparência na comunicação, nesta hora, será sua grande aliada.

Networking se faz em todo tempo, e nós mulheres, circulamos por vários lugares devido aos diversos papéis que exercemos ao longo de um dia. Portanto fora de nosso ambiente de negócios também devemos estar com nosso radar ligado e no mínimo trocarmos cartões quando vermos a oportunidade surgir na nossa frente, na porta da escola de nossos filhos, por exemplo. Em tempo: Sempre tenha seus cartões de visita em mãos.

Lembre-se: Falar sobre sua carreira e/ou seu empreendimento  precisa ser tão natural quanto falar sobre as últimas férias.

Não basta criar uma rede, tem que alimentá-la e isso só se faz com dedicação. Antes que você me diga: ” AH! Mas eu não tenho tempo!” eu lhe digo que talvez o que te falte é administrar melhor seu tempo. Estabeleça ir pelo menos a um evento, uma vez ao mês, para se dedicar a aumentar sua rede de contatos. Escolha pelos menos dois grupos diferentes a cada mes, nas redes sociais, para se relacionar e não somente para postar qualquer coisa.

Por fim, a máxima popular que diz ” quem não é visto , não é lembrado” ainda está valendo, mesmo em tempo de tanta tecnologia.

Beijos de vai lá e faz!

 

Se você quiser saber mais sobre o Programa Lean In Circle Empreendedorismo Rosa, estamos com inscrições abertas para mais uma imersão no final de julho em Curitiba : https://www.sympla.com.br/lean-in-circle–empreendedorismo-rosa-imersao__141680 e em agosto na cidade de São Paulo: https://www.sympla.com.br/lean-in-circle-empreendedorismo-rosa—imersao—sao-paulo__154492 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *