Empoderamento Feminino

Da ideia à realidade

Por Fernando Granato

“Como eu vou fazer isso? Será que vai dar certo?”

Essas são duas das indagações que as pessoas mais costumam fazer no momento de tirarem suas ideias do papel e fazerem um projeto acontecer. E não é para menos. Na realidade, essas duas perguntas refletem as primeiras barreiras que todos enfrentam na hora de tornar um plano realidade: não saber direito por onde começar e/ou ter medo de errar.

E assim, infelizmente, diversas ideias nunca saem do papel e acabam se tornando um rascunho esquecido no fundo de uma gaveta. Mas, afinal, como vencer essas barreiras e fazer acontecer?

Primeira coisa que temos que ter em mente é que a melhor forma de tirarmos nossas ideias do papel é… colocá-las no papel! Parece contraditório, mas não é. O que estou querendo dizer aqui é que antes de pôr seu projeto em prática, você precisa iniciar a fase de planejamento. Estruturar o seu plano de forma clara, assim como pensar em passos mínimos que pode tomar para atingir seus objetivos, é essencial para começar um projeto. Por isso, antes de tudo, descreva de forma clara sua ideia e os recursos necessários para torná-la real.

Fonte da Imagem: Google

Depois de estruturar a sua ideia, você terá que vencer a segunda barreira, que talvez seja até maior que a primeira, uma barreira interna chamada medo.

É comum nessa etapa haver um bloqueio com o famoso “e se…”: “e se não der certo”, “e se eu não tiver dinheiro”, “e se eu não for bom o suficiente para fazer isso”, e assim, novamente, a ideia vai para o fundo da gaveta. Sem contar que ainda irá surgir aquele amigo que coloca em dúvida se sua ideia vai realmente dar certo. A grande questão é: como superar esse medo do desconhecido?

Nesse caso, uma das premissas básicas é: dedicação. Seja de forma despreocupada, seja de forma completa. Se esse é um projeto de menor peso na sua vida, como, por exemplo, começar um hobby novo como a pintura, você pode vencer esse medo agindo de forma despreocupada, ou seja, começar a pintar todos os dias a partir de amanhã, independentemente se seus quadros vão ficar bons ou não, preocupando-se em ir arrumando as coisas e aprendendo técnicas novas ao longo do caminho.

Outra forma é se jogar de forma completa, ou seja, começar aquele seu empreendimento de forma focada, errando e aprendendo muito e tendo em mente que você não vai parar enquanto não tornar esse plano real. Você precisa estar completamente comprometido com o seu projeto e, para isso, precisa ter talento e persistência, ou irá desistir nas primeiras barreiras que surgirem.

Existem outras formas de vencer nossos medos, estruturar planos de ação e tornar nossas ideias realidade. Mas, independentemente da forma, o mais importante é termos em mente que qualquer que seja o tamanho do nosso projeto, ele pode começar a ser tirado do papel nesse exato momento, com os recursos que temos em mãos, bastando darmos um passo de cada vez. Para quem ficou interessado no tema e gostaria de se aprofundar mais, durante os dias 17 e 18 de Agosto estarei ministrando o workshop “Da ideia à realidade: como vencer receios e tirar projetos do papel” durante o Festival HUB Escola nas cidades de Belo Horizonte e Curitiba, trabalhando temas como “Plano de ação”, “Prototipagem”, “Formas de captação de recursos” e “Como vencer alguns receios de nossa mente”.

Para mais informações acesse: http://www.hubescola.com.br/ e vamos fazer acontecer.

Grande abraço e boas realizações a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário “Da ideia à realidade”