Empoderamento Feminino

Fazendo e acontecendo: Mulheres podeROSAs

Por Eduardo Senise

Sou fã do Outubro Rosa. Trabalhei em instituições de combate ao câncer por muitos anos e sempre me motivei a falar sobre a importância da prevenção com ainda mais entusiasmo nessa época. Então, além de render minha homenagem ao movimento, quero lembrar que – nesse mês tão especial – devemos reverenciar os enormes avanços das mulheres nos mais diversos aspectos da vida contemporânea.

Essas conquistas, excepcionalmente brilhantes se levarmos em conta o machismo e o conservadorismo de grande parte da sociedade, ainda estão longe de nos trazerem um planeta livre do sexismo e outros tipos de preconceito. Mas são vitórias que merecem ser celebradas!

Fonte da imagem: Blog Juicy Santos

No campo esportivo podemos ver avanços tremendos. Nos primeiros Jogos Olímpicos de Londres/1908, menos de 2% dos atletas eram mulheres. Em 2012, na segunda edição dos Jogos na capital inglesa, quase 45% das competidoras eram do sexo feminino.

Na política os números mostram um avanço ainda pequeno. A recém terminada eleição para o legislativo federal trouxe números de menos de 10% de mulheres para a câmara e uma fatia de pouco mais de 13% para o senado. Panorama diferente da pesquisa e educação, onde as mulheres já são a maioria entre os brasileiros com mestrado e também superam os homens em números de doutorados.

Felizmente, no que diz respeito ao Empreendedorismo os números também não param de crescer. Segundo o SEBRAE cerca de 30 e 35% das micro e pequenas empresas existentes no Brasil já são lideradas por mulheres. E entre os novos negócios a participação das mulheres chega a 49,6%.

Tendo em vista esses dados, quero aproveitar esse espaço para também parabenizar a todas as pessoas, organizações e empresas envolvidas com o empreendedorismo feminino. Vocês estão ajudando a tornar o mundo um lugar mais igualitário e melhor!

Por último, como inspiração, compartilho a brilhante resposta do astrofísico Neil deGrasse Tyson, um dos cientistas mais respeitados do mundo. Ao ouvir a pergunta “O que se passa com as mulheres e a ciência?”, em tom jocoso, sugerindo uma menor capacidade do sexo feminino, em um auditório repleto de homens, ele fala sobre as dificuldades que a sociedade impõe e como elas podem servir de combustível para nossas conquistas. Vejam AQUI

Um feliz outubro rosa para vocês! Saúde, sucesso e até o próximo mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *