4 f’s para o empreender na vida e nos negócios

Por Lênia Luz

Para cada área dos negócios, usamos diferentes letras do alfabeto para nos direcionar: temos os quatro “Ps” do Marketing, os cinco “S” da qualidade, e assim por diante. Com tantas letras nos orientando, estive pensando em quais seriam as letras do empreender na vida e nos negócios. Baseada em uma mensagem que corre no Facebook, elenquei três “Fs”: foco, força e fé e adicionei um quarto F. Não sei dizer qual seria a ordem correta, mas como um “F” está interligado ao outro, o mais importante é que façamos uso de todos.

7570e47a-14f4-4253-b68f-380d567f050e

Foco – Sem foco não há empreendimento que dê certo. No Congresso Global de Empreendedorismo, em 2013, no Rio, ouvi do empresário Luciano Huck: “Tenha foco. Uma cabeça cheia de ideias e sem foco não vale nada.” Bingo! Nós, temos uma cabeça repleta de ideias, mil estratégias, criatividade sem fim. Além disso, existe uma cobrança para que sejamos inovadores o tempo todo. Mas, se não focarmos no real sentido da nossa empresa;carreira/vida, ficaremos perdidos nas ideias e não realizaremos as ações que são importantes. Focar é preciso: só assim nos desenvolveremos e cresceremos ordenadamente, sem perder o impacto que queremos causar.

Força – Força física, força emocional e força intelectual – todas são de vital importância. Costumo dizer que matamos mais de um leão por dia. Portanto, se essa tríade da força não estiver alinhada, fraquejaremos e corremos sérios riscos de ruptura. Se ficarmos doentes e ausentes, quem dará continuidade às nossas ações? Mesmo que a equipe seja comprometida, nossa falta pode desencadear uma série de consequências para a saúde do negócio, carreira e de nossa família.

“A fé remove montanhas”, diz um antigo ditado popular. Sim, remove tanto as montanhas internas que criamos quanto as externas que enfrentamos. A fé, aqui, não está necessariamente relacionada à religião, mas ao mundo da reflexão. Muitas vezes descansamos pouco e portanto não temos tempo de parar e refletir sobre como está a fé em nós mesmos, em nossa equipe e em nosso empreendimento/carreira. Pare e medite ao menos cinco minutos por dia. Religue-se com o divino que está dentro de você.

Foda-se – Você já leu o livro “A mágica transformadora do f*” ? da Sarah Knight. A autora percebeu que poderia parar de se importar tanto com algumas coisas, como compromissos desnecessários, dramas familiares e a tão temida opinião alheia, simplesmente acionando a palavrinha mágica: foda-se. E resolveu colocar todo o seu aprendizado no livro, que ensina o passo a passo para não desperdiçar tempo, energia e dinheiro com coisas que não melhoram em nada a vida pessoal. Eu uso este F tem muito tempo, mas o livro me ajudou a confirmar que muitas vezes basta ativar esta última tecla, e partir para ser feliz. Em agosto por conta de meu editorial, esta foi a tecla que acionei para alguns comentários de plantão. Perdeu o post?  Clique AQUI e entenderá.

Difícil? Ah, mas quem disse que empreender na vida e nos negócios é Fácil? Ops, olhem outro “F” aparecendo aí! Mas esse a gente já conhece bem e é ele que nos motiva a fazer mais e melhor. Não é mesmo?

Abraço de 4Fs

Lênia Luz

Fundadora do Empreendedorismo Rosa

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

16 − 7 =