Adaptar-se, faz parte!

Por Isabella Quartarolli

Você já parou pra pensar que a vida é um constante “adaptar-se”?

Pois é, tenho me deparado e pensado muito sobre isso nos últimos tempos, e cheguei à conclusão de que todos os dias temos que nos adaptar a diversas situações no trabalho, na família, na rua, no trânsito e, principalmente, nos adaptarmos às pessoas.

Por exemplo: se você está fazendo uma receita de uma torta salgada e não tem farinha, você a substitui por amido de milho. Se está andando na rua, começa a chover e você não possui um guarda-chuva, você tem 03 opções, comprar um novo, se proteger em algum lugar ou tomar um banho de chuva. Tudo é uma questão de se adaptar ao momento. Agora, se adaptar as pessoas é um grande desafio, porque cada pessoa é diferente uma da outra, possui crenças e valores distintos e, infelizmente, o ser humano tem o costume de achar que o seu jeito de pensar ou fazer é sempre o correto.

Fonte da imagem: Agência Bolacha

Lidar com as pessoas que não tocam na mesma “orquestra” que a sua, exige uma boa dose de habilidades interpessoais, além de conhecimento sobre diferentes perfis, observação, comunicação e um bocado de paciência. No trabalho, temos que nos adaptar e aprender a lidar com cada uma das pessoas que trabalham conosco, assim evitamos possíveis conflitos. Respeitar a maneira como cada um é, e tentar se comunicar de maneira assertiva, são outros passos para um bom relacionamento no trabalho. E com a família não é diferente.

No meu caso, o meu perfil é de uma pessoa comunicativa, gosto de conhecer pessoas novas, pensar mais no futuro do que no presente, sentimental, sensível e bagunceira. Porém, percebi que não posso ser em todos os momentos exatamente do jeito que eu sou. Afinal, a cada dia tenho que entrar na minha zona de esforço, sendo mais organizada, concentrada, racional, pensar menos e executar mais e, às vezes, um pouco introspectiva e fechada para conseguir focar nas minhas tarefas. E, fazendo isso, não deixo de ser eu, apenas estou me adaptando a determinadas situações que exigem que eu seja um pouco diferente. Confesso que não é fácil, mas tenho aprendido muito com essas adaptações que têm me ajudado a crescer profissionalmente e como pessoa.

E você, quais adaptações precisa realizar em seu dia a dia empreendedor?

0 Comentário

  1. gizelle.novaes@gmail.com'
    Gizelle 11 de março de 2015 15:54 Responder

    adorei!!! Realmente passamos por muitas coisas na vida que devemos mudar, melhorar ou até mesmo nos adaptar. Belas palavras!! Bjoo

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    1 × 3 =