Empoderamento Feminino

Aprenda a receita para escrever títulos infalíveis

Por Cristiane Souza

Você já experimentou a frustração de escrever um texto incrível e não receber cliques? Ou de pouquíssimas pessoas lerem o que você escreveu? Quem escreve quer ser lido! A menos que seja algo secreto. Aí a pessoa nem divulgaria ou tornaria público, não é mesmo?!

Mas como existe receita para quase tudo nesta vida, a boa notícia é que neste texto eu vou compartilhar com você uma técnica que vai te ajudar a escrever títulos impossíveis de serem ignorados. Afinal, agora que você já se deu ao trabalho de escrever, revisar, publicar, o seu texto precisa chegar ao leitor que tenha interesse pelo assunto. Se for uma tese ou artigo científico então… quem não gostaria de ter o seu trabalho citado em vários outros trabalhos. O que além de ser importante no meio acadêmico, é uma ferramenta fundamental para compartilhar conhecimento.

 

Fonte da Imagem: Trevisart
Fonte da Imagem: Trevisart

Escrever um bom título é como fazer arroz. A receita é muito simples e precisa de pouquíssimos ingredientes. E é muito fácil de memorizar: AIDA. Guarde este acrônimo.

 

  • ATENÇÃO: a receita é utilizar palavras que chamem a atenção do leitor. No caso do título deste texto, por exemplo, foi a expressão “aprenda a receita”. Tanto o verbo aprender como a ideia de uma receita pronta, chamam a atenção do leitor. E para potencializar, além de abrir com esta expressão, fechei com uma palavra que potencializa este efeito: “infalíveis”.

 

  • INTERESSE: é quando você conta para o leitor o conteúdo principal do seu texto, aquilo que pode ser o interesse dele. Novamente, utilizando o título deste artigo para exemplificar, seria o “escrever títulos”.

 

  • DESEJO: aqui você irá aliar o interesse do leitor com um benefício ainda mais desejado. No exemplo deste texto, mais que aprender a escrever títulos, o leitor é convidado a “escrever títulos infalíveis”.

 

  • AÇÃO: por fim, aquele convite que contribuirá para que o leitor clique no seu texto, um convite para que ele aja. No título que estamos usando de exemplo, o “aprenda”.

 

Releia o título completo e perceba como ele foi construído não apenas para resumir ou apresentar o conteúdo, mas para chamar a sua atenção para ele:

Aprenda a receita para escrever títulos infalíveis

E como eu prometi, agora a dica final, a cereja do bolo, o toque de sazon no seu arroz, para que você escreva mais que bons títulos, escreva títulos infalíveis.

Combine a técnica AIDA com a dos 4 U´s.

  • Demonstre ser ÚTIL para o leitor
  • Desperte senso de URGÊNCIA
  • Transmita a ideia de ser ou ter um conceito ÚNICO
  • Faça tudo parecer ULTRA-ESPECÍFICO.

 

Uma estratégia de marketing de conteúdo responsável pela parte psicológica que, realmente, traz a atenção do leitor para o seu texto.

Para sair do exemplo anterior e demonstrar que esta técnica serve tanto para artigos de blog, release de ações do seu negócio para a mídia, textos científicos ou redação em concursos, com licença aos textos literários, utilizarei o texto de um artigo científico produzido por mim e minha equipe de Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-graduação. Um artigo que foi publicado na 4a Edição da Revista PiscoFAE, como um dos melhores trabalhos daquele ano e, certamente, o título contribuiu – Como a comunicação pode influenciar no surgimento de conflitos no ambiente organizacional.

 

Vamos desmembrá-lo, porém agora, sem explicações mais detalhadas:

[Como a comunicação] – o advérbio “como” transmite o conceito da utilidade do conteúdo, por isso costuma ser bastante utilizado nos títulos.

[pode influenciar] – informa ao leitor no que o grande conteúdo pode ser único. Qual a relação daquele tema com o objeto de estudo.

[no surgimento de conflitos] – a escolha das palavras desperta o sentimento de urgência.

[no ambiente organizacional] – é ultra-específico, restringe o ambiente estudado e apresentado.

Agora é com você! Hora de praticar!

No artigo anterior apresentei os motivos e deixei algumas sugestões de como perder o medo de escrever. Agora, te orientei a como chamar o leitor, por meio de um bom título, para aquele texto que não foi, exatamente, fácil de fazer. E para o próximo artigo? Eu já tenho um conteúdo em mente, ainda assim, ficarei feliz em poder contar com a sua contribuição para a escolha deste tema. Tem algo que você gostaria de saber? Ou precisa aprender? Aguardo a sua opinião. Até o próximo mês!

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