Aprendendo com o fracasso

Por Mônica Raposo

Após a vergonhosa derrota da nossa seleção, parei para pensar na palavra fracasso e no que podemos aprender com tudo isso. Em 20 anos como empreendedora, fracassei cinco vezes, vi minhas lojas afundarem sem que eu nada mais pudesse fazer.Hoje eu sei que foi uma mistura de mau planejamento, erros administrativos e muita autossabotagem. Seja no futebol ou na vida, o importante na hora da derrota é analisarmos o que deu errado e aprender com a crise. Por trás de toda crise, existe um grande ensinamento, parar para refletir sobre isso é o primeiro passo.

Assumir a responsabilidade é o segundo, um líder deve saber reconhecer o fracasso a tempo e encontrar um novo rumo, e assim não insistir no erro. Como o que aconteceu no nosso futebol. Como empreendedores, devemos saber a diferença entre persistência e teimosia, porque a teimosia vem do orgulho e nos leva a insistir no caminho errado.

Ninguém nasce sabendo, e não há fórmulas mágicas que nos ensinem o caminho do sucesso. Após o fechamento da minha última loja, resolvi ler a biografia de pessoas famosas, escritores, cientistas, atletas e empresários e descobri que todos eles, sem exceção, fracassaram várias vezes.

Fonte da imagem: Priscila Tescaro Consultoria em Comunicação

Como Thomas Edson que diz, “Muitos dos fracassos da vida ocorreram com pessoas que não perceberam quão perto estavam do êxito quando desistiram”. Esse grande inventor é para muitos um exemplo de sucesso e de fracasso, seu lema era “de fracasso em fracasso se chega à vitória”.

Aprender com nossos erros é indispensável para o caminho do sucesso.

Aprendemos grandes lições com o fracasso:

1. Humildade ­ aprender com nossas limitações e que não somos invencíveis, mas, sim, humanos.

2. Responsabilidade – reconhecer os erros, ter consciência do que precisa ser mudado.

3. Perseverança – se não deu certo de uma forma, tentar de outra. Os resultados nunca são imediatos, é preciso perseverar.

4. Planejamento – para ir do ponto A ao ponto B, existe um longo caminho que só pode chegar ao sucesso com planejamento e metas.

O sucesso é uma conquista que exige esforço diário, o verdadeiro fracasso é nunca tentar.

Fica aqui uma lição para nossa seleção e seu líder: façam uma autoavaliação e uma comparação com a equipe alemã, que planejou, preparou­-se e manteve o foco o tempo todo.

E fica a pergunta também para nós, empreendedores: o que aprendemos com esse fracasso?

0 Comentário

  1. rogeria@troisdesign.com.br'
    Rogéra Maciel 28 de julho de 2014 15:07 Responder

    arrasando sempre Mô! bjss

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    2 + 18 =