Banana Ouro do Bonete

Ganhei de presente um cacho de banana ouro da Ana Rosa. A banana ouro foi colhida do jardim dela. Jardim lindo, incrustado no pé do morro. A banana ouro era um cacho perfeito, amarelinho com umas pintinhas marrons espalhadas pela casca. A forma era perfeita, as bananinhas lindas, nem muito gordinhas nem muito magrinhas. Deliciosas.

Fonte da imagem: Divulgação

Ana Rosa faz parte de um grupo de onze mulheres caiçaras conhecidas como Saíras do Bonete. Junto com elas, Vera Ferretti e eu, procuramos potencilizar talentos. Trabalhamos com o resgate das suas histórias, com as habilidades manuais para reinventar um artesanato que mostre a cultura da comunidade.

Essas mulheres começaram sua trajetória, há dois anos, quando iniciamos nossos encontros. Aos primeiros encontros elas foram porque queriam aprender a costurar, outras queriam aprender a fazer crochê ou tricô. Mas o que tinham em comum era a vontade de aprender, de crescer, de conquistar um espaço. Todas tinham desejos.

São os desejos que nos movem e nos fazem caminhar para frente. São os desejos que fazem com que nosso olhar se torne mais atento, os sentidos mais apurados e, assim, vamos fazendo ligações com as coisas que sabemos, com as coisas novas que entramos em contato. Dessa forma, nossa bagagem vai crescendo, nossa cabeça começa a trabalhar as conexões e, de uma maneira sutil e vertiginosa, começamos a criar. Os bloqueios vão caindo, os obstáculos vão sendo superados e nos empoderamos. Digo, a sensação é boa.

Assim encontro hoje o grupo de mulheres caiçaras, na Praia Grande do Bonete, procurando superar os bloqueios, quebrando os obstáculos. Ainda buscam uma identidade nos trabalhos, mas é uma busca criativa. Procuram e irão encontrar porque desejam.

Ganhei um cacho de banana ouro de Ana Rosa, mas na verdade ganhei ouro. Da minha parte retribui com uma simples aquarela do cacho de banana ouro. Não tem agradecimento que possa retribuir tudo o que recebo dessas mulheres empreendedoras caiçaras.

Ana Carmen Nogueira é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Coordenadora do grupo de mulheres caiçaras “Saíras do Bonete” em Ubatuba, São Paulo. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica no Ana Carmen Nogueira Ateliê de Artes.

0 Comentário

  1. skoeso@799fu.com'
    FoedfredA 4 de março de 2013 00:44 Responder

    I’d have to check with you here. Which just isn’t some thing I generally do! I delight in reading a post that may make individuals think. Also, thanks for allowing me to comment!

    michael kors bags on sale

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    dezoito − 6 =