Empoderamento Feminino

Como você conta a sua história?

Por Amanda Soldani

A história de uma empreendedora não é um conto de fadas. Pelo contrário, é uma narrativa com muitos desafios, tentativas, erros – mas também com acertos e conquistas. Transmitir essa história, ensinamentos e vitórias não é simples. E, muitas vezes, pode ser essencial para sua visibilidade e a do seu negócio.

A comunicação é um grande desafio em qualquer empreendimento, internamente e externamente. Muitas vezes, o foco no desenvolvimento de produto e serviço é tão prioritário, que temos pouco tempo para investir nesse recurso. Contudo, a comunicação é primordial para você vender sua ideia internamente (para funcionários) e externamente (para clientes e investidores). A história do negócio está relacionada com a história do empreendedor e com a dos colaboradores da empresa, e é por isso que é necessário elaborar a sua narrativa de sucesso.

Fonte da imagem: Morguefile

Atualmente, esse tema tem ganhado importância, e as metodologias têm sido protagonistas. Por exemplo, o storytelling: forma de contar uma história para transmitir uma mensagem, vender um produto ou ideia, ou até engajar seus funcionários. Em vez de você passar os valores da sua empresa, poderá contar a trajetória dela, explicitando valores e situações. Muitas vezes, os valores serão mais bem compreendidos por meio desses exemplos.

Afinal, crescemos ouvindo contos de fadas e histórias sempre valorizando as dificuldades que a heroína passava e superava para chegar ao “final feliz”. Por que a nossa seria diferente? Os momentos ruins e tristes da narrativa sempre são um impulso para a vitória final. A sua história não deve ser diferente: saiba reconhecer os aprendizados para dias melhores, em vez de encará-los como fracassos ou momentos tristes. Conte uma história emocionante, com erros, obstáculos e sapos e foque no final feliz.

O ponto de vista é essencial para dar valor à sua história, sem afetar a transparência. Uma história sempre pode ser contada de forma verdadeira com lágrimas ou com sorrisos. Basta saber qual a imagem e a informação que se quer transmitir, e saber lágrimas ou sorrisos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *