Empoderamento Feminino

Construa relevância para a sua marca

Divulgar serviços e produtos é um desafio que tira o sono de empresários/acionistas. Quando se fala de pequenos negócios, o desafio é ainda maior por conta da limitação de recursos para marketing. Se por um lado a comunicação  com a imprensa é  essencial para chamar a atenção de consumidores, por outro os preços e a falta de conhecimento mantém  microempresários distanciados dessa ferramenta poderosa de marketing.

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

Esse artigo traz orientações de como iniciar uma divulgação de  microempreendimentos  para jornalistas, gerando citações da sua marca  por meio do processo de mídia espontânea. Conheça algumas regras para iniciar com o pé direito a comunicação com os jornalistas.

– Mantenha sua presença impecável na internet:  ter uma “filial virtual”  é imprescindível para a existência de qualquer negócio. Porém,  mais do  que estar na internet, seu empreendimento precisa estar visível com imagem razoável – precisa  ter  layout apresentável, texto objetivo, bem escrito e bem revisado antes da publicação, facilidade de navegação e meios de contatos ativos (telefone e e-mail).

– Atualize sites e blogs, gere  relevância: atualizar, periodicamente, o site do seu negócio gera entradas no Google e alimenta o interesse dos prospects e clientes.Escreva textos que agreguem valor ao internauta que visitou o site, utilize expressões que facilitem os mecanismos de buscas do Google. Como  facilitar as buscas no Google? Alterne posts de informação úteis ao consumidor e informações institucionais de sua empresa, varie o tamanho dos textos. Ora publique textos curtos, ora publique informação aprofundada.

–  Dialogue com a imprensa: cumpridos os dois  passos anteriores, é chegado o momento de analisar qual comunicação quer entregar ao mercado. Como quer sua empresa seja conhecida? Quais diferenciais de serviços/produtos? Essas respostas podem ser encontradas com o apoio de escritório de assessoria de imprensa.

– Desenvolva estratégias para relação com a imprensa: discuta com o seu assessor de imprensa a estratégia e o enfoque mais efetivo para conseguir espaço na imprensa. Esse trabalho deverá ser feito a quatro mãos. Cabe ao cliente explicar a realidade e portfólio de serviços/produtos, além de responder ao questionário do assessor de imprensa  sobre aspectos  essenciais a respeito do seu negócio. Em cima das respostas do gestor, o assessor de imprensa cria o press release (texto em linguagem e formato jornalístico ressaltando o que existe de mais interessante sobre seu serviço para o grande público). Esse press release será distribuído a vários jornalistas.

– Transforme seu negócio em notícia: para que um negócio seja apontado em reportagens ele deve ser exposto aos jornalistas pelos seus atributos que mais interessam ao leitor – ineditismo; utilidade do produto para resolver problema de considerável número de pessoas;  volume de investimentos no negócio e  geração de empregos; impacto social positivo etc. Quanto maior  for o número de critérios jornalísticos  que um  mesmo press release  reunir, maiores as chances da  empresa ser entrevistada.

Espero  que você se inspire e comece a  desenhar  ações de assessoria de imprensa. Até o próximo artigo!

Jaqueline Pereira é jornalista com mais 12 anos de experiência na comunicação de PMEs e grandes empresas. Graduada pela PUCPR,  especialista em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero (ex-repórter da RBS TV Florianópolis e Rádio Jovem Pan-AM). Desenvolve ações de divulgação estratégica  para PMEs, pequenos empreendimentos e startups. É  palestrante (Assessoria de imprensa como ferramenta de marketing), tendo ministrado conferência na Câmara do Comércio Brasil-EUA (Curitiba), além de seminários realizados periodicamente. É sócia fundadora do escritório Jaqueline Pereira Comunicação. Foi editora de informativos da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (PR), destacando-se a coordenação da  cobertura  jornalística da visita do presidente Lula (2010).

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