Diga sim

Por Tati Verri

Dizer sim para o desafio, para a confiança, para os sonhos, para os riscos, para o mundo… o coisa difícil. O medo nos paralisa, é aquela guerra interior onde seu coração diz “vai nessa” e seu cérebro diz “você está louca”, sua família e amigos reforçando o lado inseguro, enfim, tudo joga contra quando você quer arriscar, quando quer sonhar, quando quer viver do seu jeito.

Antes mesmo de iniciarmos um projeto, uma viagem, um trabalho, ou seja lá o que, já colocamos travas em nós mesmas, já nos julgamos e julgamos o que está ao nosso redor. Desde as coisas simples até as mais complexas, nosso instinto é dizer não. Dizemos muito mais não do que sim para qualquer coisa, isso é mais do que cultural, é da nossa natureza, é nossa autodefesa, a primeira resposta sempre será não, “não faça isso”, “não confie nos outros”, “isso não vai dar certo”. O desafio é se perguntar “porque? ”. Por que não posso arriscar? Por que não posso confiar nas pessoas? Por que tenho que negar os meus desejos?

Fonte de Imagem: Google

Fonte de Imagem: Google

 

Aceite aquela ajuda que te ofereceram, que mal vai te fazer? Vá sim passar o final de semana sozinha na praia, se isso te faz bem, vá! Apenas comece a dizer sim para o que você acredita ser melhor para você. As coisas podem não sair como você planejou, mas mesmo assim você ganhou algo, você aprendeu algo novo. Quando cheguei em Curitiba surgiu a oportunidade de mudar de área, sair do mercado de comunicação, eu topei, disse meu primeiro sim para algo que jamais pensei, me aventurei e não foi como eu esperava, mas eu aprendi muito e isso me deu novos horizontes. No final do ano eu recebi a proposta de escrever para o blog, minha primeira reposta interna foi “melhor não, não sei fazer isso, eu não tenho sobre o que escrever”. Mas, respirei fundo e mais uma vez disse sim para algo novo. Semanas depois uma nova oportunidade, topa falar sobre planejamento, novamente aquele frio na barriga e sim, vamos tentar. Posso me descobrir em cada novo desafio ou não, mas o fato é que eu estou tentando, estou aprendendo a cada dia e isso já me basta.

Comece com pequenos grandes desafios, vire a chave, coloque o sim na sua vida, esqueça esse negócio de não sei fazer, não posso fazer, não posso mudar. Se livre de preconceitos, de estereótipos, de medos que só te bloqueiam. Não se mantenha fechada para as oportunidades, para as mãos estendidas, para você mesma. Dizer sim faz você aprender a viver, a conviver e a se aceitar como você é.

Não estou dizendo aqui que você tem que sair dizendo sim para tudo e se jogar no mundo, estou dizendo para você parar e se sentir, sinta suas emoções, sua alma, nosso sexto sentido dificilmente nos enganam. Olhe para dentro de você e escute o que seu coração tem para te falar, deixe de lado o pessimismo e o julgamento, se lá no fundo você acredita que é a coisa certa, diga sim a isso, você vai ver que você pode fazer muito mais do que imaginava.

Diga sim a você, a sua vida. O sim tem poder de te abrir portas, vai te mostrar um mundo infinitamente maior, vai te fazer crescer e evoluir. É como diz aquela música: “eu vi a vida se abrir para mim, quando eu disse sim”.

2 Comentário

  1. carol.galvao87@gmail.com'
    Carol Galvão 18 de abril de 2017 00:09 Responder

    SIM!
    Dizer sim é como abrir uma porta da alma, a gente pode descobrir coisas incríveis ou não, mas vai aprender que a vida não é só aquela quadrado em que sempre esteve. Ótimo texto Tati, ansiosa para os próximos, arrisque-se sempre (com segurança, lógico – mas ouse arriscar!).
    <3

    • Cidade: Pindamonhangaba
  2. anakellyirala@hotmail.com'
    Ana Kelly 18 de abril de 2017 08:50 Responder

    Tati parabéns pelo seu texto e suas coragens, diria que no mínimo são um empurrão para que eu possa abrir uma nova porta na minha história.

    • Cidade: Pinhais

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

quinze + 3 =