A documentação da sua Empresa está em dia?

Por Andressa Ramos dos Santos

A documentação da sua Empresa está em dia? Veja os riscos que você poderá correr

Em minhas atividades profissionais nas empresas, em que trabalhei, na última década, percebi que a maioria dos empreendimentos se julgam conhecedores do próprio negócio. Mas na prática isso não é verdade. Muitas empresas são abertas sem o devido cuidado legal, outras trabalham com medo das fiscalizações. Isso acontece porque muitas vezes as empresas não entendem que ter um negócio é assumir todos os riscos nele envolvidos, independentemente do tamanho (micro/macro) e ramo em que se atua.

Fonte da Imagem: Empreendedorismo Rosa

Fonte da Imagem: Estúdio Trevisart

Por possuir um olhar técnico, sempre observo os estabelecimentos comerciais que frequento. Esta semana saí para jantar, e ao chegar já encontrei fila na porta, ao pedir a comida, fui surpreendida que já acabara, fui ao banheiro e o aspecto era de obra não finalizada, com fiações e sujeira aparente. Procurei as licenças de funcionamento (alvará, corpo de bombeiros, vigilância sanitária, etc.), e não encontrei nenhuma exposta em local visível ao público, como manda a lei. Fui embora e pensei: Que risco resolveram assumir!

Um outro exemplo recente: Este mês de abril, temos em Curitiba o tradicional festival de teatro da cidade, após assistir uma peça, lá fui eu jantar num restaurante próximo ao teatro, diferente do outro, este estabelecimento cumpriu muito bem seu papel, havia comida, banheiros adequados e ao sair, perguntaram se haveria alguma festa do festival no local, ao passo que o funcionário explicou: “Não podemos fazer festa aqui, pois nosso alvará de funcionamento não permite festa.”

Fiquei feliz em constatar que, naquele empreendimento, a empresa conhece e respeita a legislação, seus funcionários e seus clientes, mitigando os riscos do seu negócio.

Pense nisso e faça a reflexão de como a regularização das licenças de funcionamento são tratadas em sua empresa, e das implicações em se observar, ou não, todas as regras administrativas e legais exigidas para o seu negócio, e as consequências que podem ocorrer desta sua importante decisão!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

sete − quatro =