Elas por Eles: Quíron e Empreendedorismo Rosa

Moradores de casas sempre repletas por mulheres com uma escala de duas, às vezes três para um, nós somos minoria em nossas residências. Porém, não escrevemos isto como lamentação, mas sim muita alegria, inclusive por acreditarmos que nosso olhar social vem muito da influência deste tipo de ambiente familiar.

Atualmente, organizações e universidades cada vez mais estão entendendo como é viver nesse tipo lar. Segundo o CENSO do Ensino Superior de 2010, as mulheres ocupam 57% das matrículas e 60% das pessoas que concluem os estudos nas universidades brasileiras, e segundo pesquisa recente da revista Exame, atualmente cerca de 45% dos pequenos negócios no Brasil são administrados por mulheres, sendo que estes números não param de crescer, inclusive nos mais diferentes níveis hierárquicos de grandes empresas.

Esse grande crescimento vem ocorrendo não só no ramo empresarial e universitário, mas também em outros setores que antes eram ocupados quase que exclusivamente por homens, tais como política e tecnologia. Fatos estes que já são observados dentro das salas de aula. Quer um exemplo?

Nós na Quíron vivenciamos esta mudança de comportamento e tivemos uma certa surpresa ao oferecer um pacote educacional bem diferenciado e inovador para escolas públicas e privadas. O objetivo deste pacote é transformar a vida de nossos jovens, expandindo perspectivas e oferecendo ferramentas para que alcancem seus sonhos, tornando-os assim verdadeiros mestres naquilo que sonham ser. Nossa surpresa foi observar uma grande maioria de meninas se engajando e participando desta formação, agarrando oportunidades e buscando um desenvolvimento pessoal e profissional.

São elas que já na escola estão buscando novas oportunidades e desenvolvendo projetos próprios nas mais diversas áreas. Para se ter uma ideia, temos desde meninas participando de concursos internacionais de tecnologia, até mesmo com projetos de novas leis a serem propostas ao Senado – meninas estas que ainda estão no ensino médio. Já imaginou o tamanho do potencial ao entrarem na Universidade? E a inspiração que estas podem causar em tantas outras jovens?

Tais fatos colaboram para um novo tipo de sociedade, onde a mulher atua, participa, cuida, empodera e inspira, seja como esposa, filha, mãe, empreendedora e/ou cidadã. Exercendo como ninguém o papel de líder nesta sociedade, uma sociedade mais justa, com menos julgamento, seja de gênero, sexo, cor, ou outros. Onde as pessoas tenham mais empatia quanto ao outro e vejam o potencial que cada um possui, como uma mãe que identifica o potencial do filho. Entendendo, assim, as diferenças do outro como um potencial para outras atividades, sendo muitas vezes complementares as nossas.

Acreditamos que esta é uma das premissas básicas para conseguirmos desenvolver o Brasil que queremos – um país igualitário, com acessos e oportunidades, inovador e sustentável. Por isso mulheres, continuem nessa caminhada e contem conosco! Afinal, como afirma um famoso provérbio africano: “Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe”. Estamos com vocês!

Um grande abraço a todas as mulheres empreendedoras desse Brasil!

Daniel Dipp e Fernando Granato – Quíron Educação

www.escolaquiron.com
www.facebook.com/escolaquiron

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

três × quatro =