Empreendedoras Sociais: Caso 3

Olá Empreendedoras! Nos últimos meses venho compartilhando com vocês casos de empreendedoras sociais bacanas, e agora chegou a vez da terceira: Mariana Madureira, sócia- fundadora da Raízes, empresa há sete anos no mercado, promovendo o turismo sustentável e de base comunitária. No ano passado, as duas sócias, Mariana e Marianne, foram finalistas do Prêmio Empreendedor Social da Folha de S. Paulo. Agora, a Raízes teve o privilégio – e não é para menos, essas duas trabalham muito e apaixonadamente – de ser um dos três escolhidos para a estreia da Garupa, primeira plataforma de crowdfunding exclusiva para o turismo sustentável no Brasil (quem tiver curioso, dá uma olhada aqui ó, a campanha ainda está vigente.

Fonte de Imagem: Google

Tive o prazer de conhecer a Mariana durante a primeira edição do Projeto Dignidade, da Fundação Dom Cabral, onde fomos colegas. Abaixo uma breve entrevista com ela sobre a sua trajetória como empreendedora social.

Natália Menhem: De onde surgiu a ideia da Raízes? Como vocês começaram?

Mariana Madureira: Nos conhecemos (eu e a Marianne, minha sócia) na Faculdade de Turismo (da UFMG) e fundamos a empresa júnior (Território UFMG Turismo Jr em 2003) que existe até hoje. Depois de formadas, abrimos uma empresa para atuar em projetos (2006) que se tornou um negócio social com o início do comércio justo de artesanatos do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha (2009). Depois vieram os projetos de associativismo (2010) e as viagens de experiência em comunidades (2011) que formaram a atual Raízes Desenvolvimento Sustentável.

Natália Menhem: Quais os principais desafios que vocês enfrentaram até hoje?

Mariana Madureira: Temos poucos braços e muitos sonhos!

Natália Menhem: Se fosse dar um conselho para alguém que deseja começar a empreender o próprio negócio, qual seria?

Mariana Madureira: Muita persistência e paixão! Só assim conseguimos vencer os vários obstáculos do caminho.

Natália Menhem: O que a sua história tem em comum com a da Raízes?

Mariana Madureira: Já são mais de 7 anos de dedicação total a Raízes. É um sonho que eu vejo se concretizar cada dia um pouquinho mais. Nossas histórias (minha e da Raízes) estão entrelaçadas. Ambas de muito suor e sorriso! Fico feliz de ver entrar na equipe pessoas que compartilham dos mesmos ideais e sonhos. A gente trabalha muito, mas se diverte demais!

Natália Menhem é cientista social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com experiência em estudos socioeconômicos e engajamento de comunidades. É co-fundadora e co-diretora da startup Sustenta Projetos, que realiza diagnósticos de comunidades e trabalha para o fortalecimento do empreendedorismo de impacto. Integra a equipe organizadora do TEDxBeloHorizonte e é embaixadora do TEDx no Brasil em 2013.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

11 − 1 =