Empreendedoras Sociais

No último mês, tive a maravilhosa experiência de conhecer algumas cidades da Califórnia, por um motivo dos mais fascinantes: tive a oportunidade de ir à minha primeira conferência TED! Para quem não conhece, TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design, trata-se de uma organização sem fins lucrativos que se apoia sobre o lema principal de que “ideias merecem ser espalhadas”. O TED começou, em 1984, como uma conferência que unia pessoas dos mundos da tecnologia, do entretenimento e do design. Atualmente, acontecem duas conferências anuais (TED/TEDActive e TED Global), além de vários projetos paralelos, como o prêmio anual TED Prize e o evento organizado de forma autônoma, TEDx (do qual faço parte, desde 2011, como organizadora do TEDxBeloHorizonte).

Fotos: Natália no palco do TEDActive, almoço com Larissa Pak, do Cazaquistão, e Bahy Aboelezz, do Egito e workshop de organizadores do TEDx, com a Lara Stein, diretora do TEDx, no palco.

Sim, a princípio pode parecer um pouco abstrato, certo? Estamos falando de palestras (de no máximo 18 minutos) que acontecem, durante alguns dias de conferência, em que pessoas fantásticas, inovadoras, criativas e cabeça aberta, de todas as partes do mundo, se reúnem para assistir a essas palestras e conhecer outras pessoas incríveis, incrementando a rede que compartilha ideias e também a rede de pessoas que tem ideias que merecem ser compartilhadas.

No caso do TEDActive que aconteceu, em Palm Springs, no último mês de fevereiro, foram quatro dias de conferência e mais três de atividades dedicadas aos organizadores de TEDx. Recomendo à todas participarem de um TED, ao menos uma vez na vida – embora ache difícil que alguém vá a uma e não queira voltar mais vezes.

No caso dos eventos TEDx, a grande maioria tem a duração de um dia, e nele buscamos trazer nomes regionais para compartilharem suas ideias, invenções e inovações. Ao mesmo tempo, buscamos fomentar e fortalecer uma comunidade local de pessoas que estão pensando, questionando e transformando a nossa realidade, afinal, colaboração é palavra essencial no vocabulário TEDx. Sou suspeita, óbvio, mas também recomendo a todos se inteirarem dos eventos TEDx em sua cidade ou região (e aqui você pode buscar pela agenda de eventos por cidade ou país). Caso não consiga ir a um em breve, você pode assistir a várias TEDxtalks brasileiras nessa lista aqui.

E porque estou aqui falando tanto de TED e TEDx? Em primeiro lugar, porque considero um universo maravilhoso que com certeza irá encantar as leitoras do Empreendedorismo Rosa por seu conteúdo vasto, criativo e interdisciplinar, além de seu espírito colaborativo e inovador. Em segundo lugar, porque todas as minhas experiências com este mundo me trouxeram novas histórias e experiências de mulheres empreendedoras, sejam de palestrantes que trazem um pouco de suas vidas ao palco, ou organizadoras de eventos TEDx e participantes da audiência de eventos TED e TEDx que tem uma linda história de empreender transformações nos ambientes em que se inserem. Sem falar nos eventos TEDxWomen, cujo conteúdo é totalmente sobre mulheres, mas, obviamente, homens são mais que bem vindos no palco e na plateia!

Nos próximos meses, trarei aqui algumas experiências fantásticas de mulheres no mundo TED e TEDx. Para começar, compartilho a Isabel Allende contando histórias de paixão (com legenda em português). Divirtam-se!

Natália Menhem é  co-fundadora e diretora da empresa Sustenta Projetos, criada para fortalecer o mercado de  geração de impactos socioeconômicos positivos., por meio de estudos, mapeamento, relacionamento e fortalecimento institucional.  Cientista social formada pela UFMG, foi examinadora do Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental em 2011, mesmo ano em que assumiu a diretoria do Instituto Artivisão, fez o curso Usina de Ideias, na Artemisia e saiu do emprego para abrir seu próprio negócio. Em 2012 foi selecionada pelo Projeto Dignidade, da Fundação Dom Cabral, para receber capacitação em negócios como empreendedora inclusiva. É co-organizadora do TEDxBeloHorizonte.

0 Comentário

  1. ac.nogueira@terra.com.br'
    Ana Carmen 6 de maio de 2013 18:25 Responder

    Muito bom, obrigada por compartilhar Isabel Allende.

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    8 − 5 =