Empreendedores da educação: as MOOCs

Na Bienal das Américas de 2013, em Denver, assisti ao simpósio Reinventando a Educação para o Mercado Global. Dentro desse tema, obviamente, não poderia faltar alguém falando das MOOCs, e lá estava a co-fundadora e co-CEO da Coursera e professora de Stanford, Daphne Koller.

Fonte da imagem: onlineuniversities.com

As  MOOCs (Massive Open Online Courses) são Cursos On-line Abertos e em Massa – e fiquei impressionada ao ver que muitas pessoas ainda não os conhecem, mesmo nos Estados Unidos. Impressionada porque, diante do benefício e do valor trazido por essa tecnologia, todo mundo deveria saber que elas existem e usufruir!

Daphne Koller tem uma longa carreira acadêmica em Ciências da Computação, é autora de mais de 180 publicações e ganhou vários prêmios como jovem pesquisadora, provedora da educação, entre outros. Fundou o Coursera junto com Andrew Ng, também professor de Ciência da Computação em Stanford e rapidamente tiveram uma enorme adesão.

Em um modelo de educação on-line misto, que oferece a maior parte dos serviços gratuitamente, os alunos têm acesso a conteúdo das mais diversas áreas do conhecimento e das mais diversas universidades. Em menos de dois anos de atuação, eles atingiram quatro milhões de alunos e captaram US$43 milhões.

Fiquei muito feliz de ver a Daphne falando sobre a sua trajetória e a do Coursera, e muito orgulhosa por termos um caso igualmente brilhante no Brasil, que é o Veduca – com boa parte do conteúdo em português (claro!),  fundado pelo Carlos Souza, que fala apaixonadamente de seu negócio. Com o poderoso lema: “Acreditamos que o conhecimento deve estar ao alcance de qualquer pessoa que se disponha a aprender”, o Veduca teve uma adesão incrível e muito veloz, e se orgulha por prover educação no tempo do aluno e onde ele estiver.

Estamos caminhando para novos comportamentos e possibilidades no campo da formação. Já pensaram quantas pessoas podem se beneficiar de um curso de quase qualquer faculdade do mundo, gratuito e em casa?

Para quem ainda não conhece os sites que oferecem educação on-line, eu super recomendo. E aproveito para passar o link da última aula que assisti – fantástica! – do curso de Berkeley Estudos sobre a Paz e Conflitos, pelo professor Michael Nagler: http://www.veduca.com.br/play/2253. Divirtam-se!

Natália Menhem é cientista social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com experiência em estudos socioeconômicos e engajamento de comunidades. É co-fundadora e co-diretora da startup Sustenta Projetos, que realiza diagnósticos de comunidades e trabalha para o fortalecimento do empreendedorismo de impacto. Integra a equipe organizadora do TEDxBeloHorizonte e é embaixadora do TEDx no Brasil em 2013.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

dezoito − quatro =