Empreendedorismo Criativo by Santander

Você sabia que o Banco Santander tem um programa bárbaro de pesquisa e qualificação, o Empreendedores Criativos – http://www.empreendedorescriativos.com.br/ ?  Nós, do Empreendedorismo Rosa, fomos, no mês passado, conferir as discussões para contar pra você os melhores momentos.

Fonte das imagens: Empreendedorismo Rosa :: Créditos: Gabi Urtiga

Leonardo Brant, palestrante e emprendedor criativo, sugeriu caminhos para traçar o modelo ideal de negócio, financiar e gerir, conforme o estilo de empreendedor criativo: objetivo, agressivo, inovador, cocriador e seguro.

Piatã Stoklos, coordenador de Projetos Culturais do Santander Brasil, contou que o banco já apoiou sete empreendedores criativos. Neste evento, ele apresentou 14 novos candidatos selecionados entre mais de 200 inscritos. Gostei muito da proposta de um jogo virtual que facilita a comunicação e o desenvolvimento de crianças autistas. Ele pode ser acessado pelos médicos como forma de acompanhar seus pacientes. Adivinha quem ganhou a primeira das vagas na votação da plateia? Ele, o pernambucano Eraldo, criador do jogo.

Marcella Monteiro de Barros T. Coelho, do Endeavor, deu um show à parte no bate-papo com outros experts sobre a relação entre criatividade e tecnologia. Anotei algumas frases ditas pelo grupo:

“Ninguém é bom em tudo. Precisa de uma rede de contatos profissionais para complementar seu negócio.”

“Se o empreendedor olha só para o umbigo, não consegue ver problemas.”

“Às vezes, o amor pela própria ideia não é suficiente.”

“Tem gente que acha que faz um negócio bacana e o dinheiro vem, o patrocínio vem… Não é assim. Você precisa estar visível o tempo todo, bater na porta, vender.”

“Quem empreende precisa aprender sobre finanças. Simples assim.”

Gustavo Caetano deu uma palestra sensacional sobre os segredos do sucesso. O jovem CEO do SambaTech, que inovou ao oferecer soluções em vídeo para empresas, decretou: “Inove ou morra tentando.” Das nove ferramentas que ele indicou, destaco três:

  1. Não inove por inovar. “Tenha propósito.”
  2. Entre o mapa e o terreno, fique com o terreno. “Ou seja, fique com o que vê e não só com o que está no papel.”
  3. Pense que o colaborador é rei. “Venda um sonho a quem vier compor a sua equipe, porque as pessoas geniais não trabalham só por dinheiro.”

Joana Lira, artista plástica pernambucana, cativou   a todos com seu jeito espontâneo. Frases inspiradoras dela:

“Medo de errar não pode ser barreira. Se jogue!”

“Virar uma fórmula é tudo que eu não quero. Eu gosto de desafios.”

“Faça o que te faz feliz!”

Ana Carla Fonseca, do Garimpo de Soluções, finalizou o evento ressaltando que ter criatividade não exclui planejamento. O empreendedor criativo deve olhar para onde os outros não olham. Muitas vezes é nesse ponto que ele poderá achar a vantagem competitiva, o diferencial do negócio pelo qual vale a pena os clientes pagarem.

Um beijo aos criativos!

Joyce Moysés é consultora e jornalista especializada em comportamento feminino, escritora e palestrante de liderança feminina. Fez vários cursos nas áreas de gestão e liderança, como o de Gestão de Negócios no Insper. Nos últimos 25 anos trabalhou nas revistas Nova e Claudia, e já escreveu artigos para Alfa, Máxima  e Você S/A. Em 2010, participou do lançamento do Movimento Habla, para mapear tendências de comportamento das mulheres. Em 2012, coordenou o Prêmio Claudia e editou Claudia Noivas e Claudia Bebê. MULHERES DE SUCESSO QUEREM PODER… AMAR é seu primeiro livro. Atualmente faz palestras, produz conteúdo para publicações impressas, multimídia e eventos, escreve seu segundo livro, participa de programas de tevê e é parceira do projeto De Peito Aberto.

0 Comentário

  1. edemeia@consulnegi.com.br'
    Edemeia Gomes de Morais 17 de maio de 2013 15:28 Responder

    Que bacana Joyce! primeiro artigo advindo do que postei sobre Economia Criativa. Esse é um tema que poderá ser muito explorado por todas as colunistas. bjs e parabéns.
    Edemeia

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    5 + 13 =