Empreendedorismo feminino no Brasil assume a liderança na criação de novos negócios

Por Empreendedorismo Rosa

Estudo aponta que a taxa de empreendedorismo entre as mulheres atingiu 15,4%, ficando à frente dos homens, com 12,6%

Em todo o mundo, o empreendedorismo feminino está crescendo. Segundo uma pesquisa realizada pelo  (WE-Cities), a cada ano o número de mulheres que investem em seus próprios negócios cresce mais de 10%. No Brasil o cenário não é diferente. Um estudo realizado pelo SEBRAE e Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), o número de mulheres que empreenderam nos últimos 3,5 anos já superou o predomínio masculino, atingindo a taxa de 15,4%.

Fonte da Imagem: Ana Márcia Teixeira_Presidente Haskell Cosmética

Fonte da Imagem: Ana Márcia Teixeira_Presidente Haskell Cosmética

A empresária Ana Márcia Teixeira realizou o que o IBGE aponta como o terceiro maior sonho dos brasileiros: empreender. De acordo com a pesquisa, desde 2009, mais de 4,16 milhões de brasileiros deixaram suas carreiras de lado para investirem no próprio negócio. “A Haskell é um sonho que virou realidade através de muito trabalho e esforço. Fazemos nossos produtos com muito amor. A Haskell é o nosso dom, e de dom a gente entende”, celebra Ana Márcia.

Sua carreira começou em 1983 como cabelereira. “Apostei no que mais gostava de fazer e resolvi abrir o meu próprio salão. Aos poucos os clientes foram chegando e fui conquistando espaço. Trabalhava fazendo muitos cortes de cabelo e, com o tempo, tive a minha clientela fiel’, relembra Ana Márcia.

Hoje ela é presidente e fundadora da Haskell Cosmética Natural, referência no segmento de cosméticos capilares com ativos naturais. Ana Márcia conta que sempre teve o sonho de oferecer algo que contribuísse para o bem-estar e a felicidade das pessoas. No ano 2000, com poucos recursos, iniciou uma pequena produção de cosméticos capilares. O espaço era pequeno e poucas pessoas a ajudavam. O tempo foi passando e os produtos começaram a fazer sucesso nos salões de beleza. “Um ano depois, bem timidamente, comecei a vender os produtos para as cidades vizinhas”. Conta Ana Márcia. “Eu tinha ambição, queria chegar longe.”.

“Comecei então a vender em loja de cosméticos e a ter meus primeiros distribuidores. Desse momento em diante não parei. Não parei de trabalhar, de conquistar espaço, de mostrar a marca Haskell”, conta a empresária. Hoje a empresa possui mais de 200 colaboradores, e até 2018, a fábrica, que fica em Viçosa-MG, contará com mais 7.800m², totalizando 22 mil metros quadrados de área construída. A Haskell possui forte responsabilidade ambiental, com ações que vão desde o tratamento dos efluentes, a preservação da Reserva Legal e Área de Preservação Permanente, onde está instalada a unidade fabril, na zona Rural de Viçosa.

Através de distribuidores, a Haskell está presente em todos os estados brasileiros e abastece lojas de Portugal, Inglaterra, Bélgica, Espanha e Holanda desde o final do ano passado. “Queremos ultrapassar ainda mais fronteiras. No ano que vem quero abrir lojas nesses países”, adianta a presidente.

“Desenvolvemos linhas de produtos capilares pensando no estilo de vida e na necessidade de cada consumidor. Temos um cuidado especial na escolha dos nossos ativos. Investimos em alta tecnologia, inovação, segurança e capacitação, e respeitamos o meio ambiente’.

A empresa apoia o Grupo Pérolas Negras, em Viçosa, que promove oficinas focadas no debate de questões de autoestima relacionadas aos cabelos. O projeto visa auxiliar no empoderamento de meninas e mulheres, resgatando sua identidade e valorizando a beleza natural e da cultura brasileira.

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