Empreendendo com Energia

Por Jociane Catafesta

Quando chega o frio, logo vem à cabeça pratos gordurosos, como fondue, queijos amarelos, pratos de massa e chocolate quente. No entanto, a estação mais fria do ano pode – e deve – ser relacionada a alimentos saudáveis e com muitos nutrientes, que podem muito bem fazer parte da rotina alimentar nesta época do ano.

Algumas dicas para manter a qualidade da sua alimentação neste inverno ( que está bem com temperaturas de verão):

Jociane

Fonte da imagem: Estúdio Trevisart


1. Se bater frio durante a manhã, tarde ou noite, opte pelo chá ao invés do chocolate quente. Com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e digestivas, o chá esquenta e sacia. Eles possuem baixíssimo valor calórico: uma xícara tem aproximadamente 2 kcal – se você acrescentar uma colher de chá de açúcar, passará a ter 22kcal. Certifique-se de que as ervas são aprovadas pela Anvisa.

2. Prato típico do inverno, a sopa caseira pode ser muito nutritiva se for preparada com os devidos cuidados. Evite temperos prontos, que têm uma grande quantidade de sódio e gordura. Deve-se ter cuidado também com a ingestão de sopas à base de creme de leite, pois costumam ser mais calóricas.

3. Incremente os pratos com temperos como páprica, pimento do reino, alecrim, pimento vermelha, manjerona, gengibre, cebola, alho dão sensação de calor e possuem baixíssimas calorias.

4. Dentre as especiarias um que merece destaque é a canela. Pode ser usada em pó, na forma de chá, em carnes, sopas, cozidos, frutas, salada de frutas, quente ou fria, pois os seus componentes ativos não são destruídos pelo calor. Doses de ¼ a ½ de colher de chá diariamente. É muito interessante para pessoas compulsivas por alimentos doces e/ou carboidratos e que armazenam gordura na região abdominal.

5. Para sobremesas, aposte nas frutas levadas ao forno com canela. Banana ou maçã podem ser levadas ao forno. Fica uma delícia e bem docinho, matando o desejo por alimentos com açúcar e sem prejudicar a dieta.

Bom apetite!

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