Empreendendo fora do Brasil: Uma empresária fiel a sua trajetória de vida

Por Rosani Erhart Schlabitz

Nossa correspondente na Alemanha, nos inspira com mais uma história empreendedora, de uma brasileira que faz acontecer por lá.  

A  brasileira Alexa Oliveira vive na Alemanha desde 1999. Em 2014, na fase em que o Brasil estava sendo o anfitrião da Copa do Mundo de Futebol, decidiu abrir uma loja de roupas e acessórios femininos  chamada -Alexa Jeans- em Berlim. Apostou muito na visibilidade positiva que o Brasil estava tendo nesta época e mostrou ao público latino-americano desta cidade os produtos de moda brasileiros.

A empresária  sempre gostou do mundo da moda, pois cresceu vendo o pai que era alfaiate desenhar e fabricar grandes modelos de roupas clássicas e sociais.  “Ele foi uma inspiração para mim, sinto que a moda  está no meu sangue e sempre disse que um dia teria minha loja. Hoje meu sonho está  realizado”, relata Alexa.

17270094_1398675286861559_1107876496_n

Na Alemanha é comum escutar que a maioria dos estrangeiros  que vem ao exterior acabam reinventado-se  profissionalmente. É difícil iniciar uma nova vida em outro pais como se este  fosse a extensão de sua vida do pais de origem. Existem muitos casos onde os profissionais de empresas vem transferidos, mas isso não acontece com quem é empreendedor. Para Alexa “ o  empreendedor tem que começar do zero mesmo,  aprender o idioma, a cultura e inserir-se na sociedade aos poucos. Fazemos parte de um grupo de pessoas que precisa procurar formas de sobreviver e através desta procura encontra nichos no mercado para aplicar seus talentos e fazer valer seus sonhos.” conta a empreendedora.

Sendo assim, Alexa fez um planejamento, colocou metas, focou nos seu valores e no que aprendeu  em casa com o exemplo de seu pai.  Trabalhou muito, com perseverança  e persistência. Tudo que deu errado foi considerado como aprendizado. Assumiu para si mesma que gostava mais de trabalhar com o público feminino e investiu na conquista deste público. Hoje ela recebe em sua loja brasileiras, cubanas, peruanas, russas, italianas e alemãs. São clientes que tem um perfil bem definido, querem e gostam de  produtos que valorizem o corpo. Uma das marcas mais vendidas são as calças Jeans da Pit Bull Jeans, Carpam Jeans, Raça Eleita Jeans. Além disso, os biquínis Focato moda praia, também tem muita procura. Sem esquecer o Boticário e Ana Hickmann.  Um pacote brasileiro completo,  só que dentro da Alemanha.

O sucesso da loja chegou em 2016 e com ele a ideia de unir um mercadinho de produtos alimentícios brasileiros, sugerido pelas próprias clientes.  O mercadinho atrai um público novo ao local. A mercadoria é 100% brasileira e conta com 300 produtos diferentes como: carne seca, tapioca, açaí , entre outros.  Mas o que tem mais saída são os salgadinhos feitos pela própria empresária juntamente com sua prima e gerente da loja, Rose Guimarães.

O grande diferencial de Alexa é que unido aos produtos brasileiros que oferece no exterior está o  tratamento especial que dá as  suas clientes. Ela fala que:  “Minha loja é uma sala de confidências. Muitas vezes é  uma reunião de auto-ajuda, onde as pessoas desabafam suas dificuldades. A vida no exterior ás vezes é bem difícil. Temos que apoiar uns aos outros. Por isso sempre recebo a todos com um sorriso – é minha arma mais poderosa e agora também ofereço os meus salgadinhos que deixam a todos mais felizes. Procuro incentivar  as mulheres a serem mais positivas, a terem fé e acreditar que Deus cuidará de tudo. Isso reforça a fé delas e a minha”, encerra a empresária Intercultural.

As palavras que definem Alexa Oliveira  são:

  • Gratidão ao meu marido.
  • Gratidão por ter tido perseverança.
  • Gratidão por ter sido dedicada.
  • Gratidão por terem confiado em mim.

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

3 + catorze =