Empoderamento Feminino

Empreender é saber ouvir

Por Camila Rezende

Para quem acredita que o ouvir é um processo natural e passivo, onde todos os ouvintes recebem a mesma mensagem, essa reflexão chegou na hora

Quantas vezes perguntamos aos nossos amigos como foi o final de semana, se está tudo bem ou como foi o jantar? Será que de fato escutamos e agimos sobre o que foi dito? O que realmente queríamos com esses questionamentos?

São várias as perguntas que podem ser feitas e consideradas quando o assunto é ouvir,  escutá-las verdadeiramente é a melhor maneira de nos comunicarmos assertivamente e isso vale para o nosso meio pessoal e profissional.

Sabe-se que a comunicação é dividir e partilhar uma informação, se verdadeiramente não temos a intenção de ouvir a resposta do que foi perguntado, nós não estamos nos comunicando, o momento se torna vazio e sem propósito.

Camila
Fonte da imagem: Estúdio Trevisart

 

Nossa escuta, determinadas vezes, já está pronta antes mesmo de ouvirmos o outro, o que se traduz em uma série de julgamentos, positivos ou não, prontos que vamos aplicando progressivamente no ato da comunicação.

Para obtermos sucesso devemos ser bons ouvintes, o que nos transformam em bons falantes, portanto precisamos assumir uma nova postura em relação ao nosso interlocutor, considerando quem são, o que sabem e como pensam sobre o mundo. Temos que criar um contexto favorável à escuta, escutar não apenas a voz, mas “escutar” as expressões faciais a entonação de voz e todo o corpo que se comunica. Devemos nos adaptar ao falante sempre que quisermos atingir qualquer objetivo dentro de uma conversa.

Escutar é curiosidade e interesse, trata-se não somente de uma habilidade fisiológica, mas de uma atividade que exige aprofundamento, discussão e formação constante. Com um “ouvir de qualidade” conseguimos perceber o que nosso cliente deseja, almeja e necessita, Com isso aperfeiçoamos a nossa relação de trabalho, otimizamos o nosso tempo, além de melhoramos a nossa produtividade.

Então fale menos, livre-se de distrações, suspenda o julgamento, focalize nos gestos e posturas, para que compreenda o conteúdo da mensagem. Não se deixe dispersar pela aparência ou pelo ambiente, escute verdadeiramente!

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