Empresárias brasileiras na Alemanha

Por Rosani Erhart Schlabitz

A história inspiradora empresarial na Alemanha de 2015 fica por conta de Lúcia Silva de Jesus, proprietária da Lúcia Studio, em Munique. Lúcia Silva de Jesus é cabeleireira, brasileira, que vive na Alemanha há 8 anos e trabalha neste ramo desde os 17 anos de idade. Quando chegou na Alemanha percebeu imediatamente que teria muitas chances neste mercado.

 

Fonte da Imagem: Trevisart Estúdio Fotográfico

Durante um ano atendeu em casa, levava na mochila tudo o material que necessitava. Além do cabelo prestava atendimento como esteticista, pois no início de sua carreira havia feito cursos de especialização nesta área e sempre uniu os dois serviços. A procura começou a aumentar muito, o que permitiu abrir seu próprio salão. A empresária conta que, a princípio, somente podia vender produtos no local, pois na Alemanha é necessário ter uma autorização especial para fazer atendimento do cabelo. Para isso teve que estudar, em alemão, toda a teoria sobre técnicas no tratamento de cabelo e leis, para atuar neste mercado. Um mês antes da prova, não trabalhou para focar nos estudos. ”Pois a dificuldade do idioma era muito grande e exigia horas de concentração. Valeu o esforço, passei!!!”, diz ela.

Fonte da Imagem: Arquivo Pessoal da Entrevistada

Lúcia entende que, devido a diversidade étnica que se observa na Europa, nos últimos anos, vem nascendo pessoas com um cabelo diferenciado. Este cabelo varia em sua modalidade podendo ser mais maleável, mais endurecido, mais liso, conforme a união das etnias. O brasileiro leva a vantagem de saber como lidar com qualquer tipo de cabelo, pois vem de um país que já tem esta mistura racial. Além disso, ela já tinha experiência com este perfil de clientes. Por isso se especializou em fazer um serviço que atende a todo tipo de cabelo. Seus clientes são internacionais: gregos, africanos, turcos, brasileiros, alemães, poloneses, russos etc. A cabeleireira participa de, no mínimo, cinco feiras ao ano ligadas aos produtos e serviços de beleza dos cabelos. Ela investe muito na qualidade dos produtos que oferece no seu salão. Hoje atende diariamente de 8 a 15 clientes que variam dos 18 aos 60 anos de idade, e 80% são do sexo feminino.

Seus novos projetos visam oferecer cursos técnicos para treinamento de profissionais do cabelo. Ela diz que ”o cabeleireiro somente sobrevive no mercado se for completo, precisa saber cortar, alongar, fazer tintura, extensões etc. Minha trajetória profissional me proporcionou tanta experiência que meu olho se tornou clínico ao ver a reação de um cabelo com tinta. Sei exatamente a hora de tirar a cliente da exposição ao produto. Chegou o momento de passar isto, e muito mais aos demais”.

Lúcia oferecerá um Seminário sobre Saúde e Beleza dos Cabelos no dia 18 de maio de 2015, em Munique, das 9 às 18 horas, com a colaboração de uma técnica especialista nos produtos da Purah de Portugal. A Empresária é a representante oficial da marca Purah na Alemanha. As inscrições estão abertas. Informações: rosani@karobusiness.com.br

Frases que definem esta empresária brasileira de sucesso na Alemanha:

  • “É no trabalho que eu me fortaleço!”
  • “Eu me surpreendo comigo mesma!”
  • “Minha força e minha fé vêm do meu instinto de sobrevivência!”

Mais informações sobre ela, acessem:www.lucia-studio.de

3 Comentário

  1. mariamirandamiranda2016@hotmail.com'
    Maria José miranda 24 de julho de 2016 19:31 Responder

    Eu tenho um sonho de morar na Alemanha. Então resolvi fazer uma busca sobre trabalho de cabelereira. E encontrei um destaque que fala sobre seu trabalho aí na Alemanha.E gostaria de saber se você me daria trabalho na sua empresa? Eu ficaria muito feliz se você me disesse um SIM!

    • Cidade: imperatriz maranhao
  2. diasdebeleza22@hotmail.com'
    ronara goncalves 11 de outubro de 2016 06:26 Responder

    estou name alemanha a 3 meses falo pouco deutsch.trabalhei no brasil com extension De cabelo tecimento..,costume De cabelo e colocacao.estou a procura De emprego.

    • Cidade: halver
  3. janaina.hogrefe@gmail.com'
    Jana 29 de agosto de 2017 07:43 Responder

    Parabéns Lucia pela garra e determinação! Também moro na Alemanha e vejo que existe uma grande lacuna nesta área por aqui. Os salões só oferecem cabelo, para fazer a unha tem que marcar em outro lugar (Nagelstudio), para fazer depilação tem que ir em um Waxsalon… é tudo separado! E realmente falta muita experiência no lidar com cabelos que sejam diferentes do típico cabelo liso e fino. Parabéns mesmo, Lucia! Que seu negócio prospere muito e que você inspire mais pessoas nesta área! Beijo grande!

    • Cidade: Wolfsburg

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

cinco × 2 =