Minha História: Karla Haidar Müller

Quando surgiu a ideia de montar uma empresa, no Natal de 2003, pensei que tinha sim uma boa oportunidade de negócio, que poderia se tornar rentável e com sucesso, contradizendo todos à minha volta. Porém, o que mais me motivou, na época, foi pensar em abrir um negócio que fosse além do rentável. Eu queria ser dona de uma empresa que fizesse a diferença a todas as pessoas que com a gente participasse, da maneira que fosse, e que gerasse o mínimo impacto ambiental possível. Foi daí que criei a Kapa+ EcoSocial, uma empresa que desde o início fabrica exclusivamente produtos ecológicos e que tem no bem-estar com seus colaboradores, sejam funcionários, terceiros, fornecedores e parceiros, a prioridade.

Foto: Arquivo Pessoal

Fabricamos o que chamo de projetos costuráveis, feitos com tecidos e fibras ecológicas. São sacolas, mochilas, embalagens, necessaires, porta-notebooks, porta-iPad, etc. Desenvolvemos o que nosso cliente precisar. Nosso foco é justamente ser flexível a ponto de entender a necessidade de nossos clientes, e desenvolver o projeto costurável que melhor se encaixar ao que eles precisam. Tendo isso, toda nossa produção é feita a partir de costureiras cooperadas, que tem com a Kapa+ a fonte de sustento de suas famílias. São, em 97% dos casos, mães e avós que cuidam sozinhas de seus lares, e precisam estar presentes no dia a dia de seus familiares. E é isso que proporcionamos. A possibilidade de trabalharem a partir de suas casas, fazendo seus horários, porém nunca deixando de lado o profissionalismo em suas costuras com a gente.

Com toda esta preocupação da Kapa+ com o meio ambiente em que vivemos, seja físico ou pessoal, em Outubro de 2013, 10 anos depois da empresa ter saído do papel, fomos certificados como uma empresa B. É, certamente, o maior reconhecimento que poderíamos desejar por todo nosso trabalho feito com esmero nestes anos.

O movimento Sistema B teve início nos Estados Unidos, com o fundador Jay Gilbert Cohen, um empreendedor norte-americano que viu sua empresa mudar de propósito de existência eco-social depois de ter sido vendida a um grupo de investidores. Jay, insatisfeito com esta quebra de valores de sua empresa, vendeu sua cota e decidiu formar um movimento mundial de empresas que tivessem uma nova visão sobre os negócios e o sucesso. Assim, seu principal lema é “redefinir o conceito de sucesso nas empresas” e certificar aquelas que visem o lucro, mas que tenham o propósito de mudar o ambiente em que vivem, que pensam em seus colaboradores, que queiram proporcionar mudanças significativas às pessoas e buscam promover o bem- estar e a “vontade de estar, lutar junto”.

O Sistema B pensa exatamente como a Kapa+. Para nós, o sucesso não está pautado exclusivamente no ganho financeiro. Sim, queremos crescer muito e ser o maior fabricante de projetos costuráveis do Brasil, quem sabe da América Latina, Mundo. Nossas ambições são enormes, desde que não estejam acompanhados de exploração, falta de respeito e falta de empatia. Com isso, só ficaremos efetivamente grandes se todos os nossos colaboradores também ficarem grandes. Este é nosso Sonho Grande, crescer tanto a ponto de que todos os sonhos dos nossos colaboradores se tornem realidade.

Karla Haidar Müller estudou administração de empresas na PUC-SP. Ministrou palestras na Unicamp – Campus Limeira, foi participante da primeira turma do projeto Visão de Sucesso, e ganhadora em 2012 da Liga dos Campeões, ambos da Endeavor. Fundou em 2004 a Kapa + EcoSocial, empresa que fabrica projetos costuráveis de fibras e tecidos ecológicos ou reciclados, com produção voltada às costureiras que vivem em áreas consideradas de risco, contribuindo para o sustento de suas famílias e voltada para o comércio justo, empresa esta certificada como Empresa B! Em Dezembro de 2012, ganhou o prêmio de Menção Honrosa da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, na categoria Negócios Sociais.

Conheça o Facebook da Kapa+

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

nove + 1 =