Momento de Crescer

Qual o momento certo de crescer? Qual o momento de investir na empresa e vencer a dificuldade de delegar funções? Como fazer uma estrutura organizacional preparada para o crescimento? Essas são as perguntas que tenho feito durante meus 12 anos como empreendedora.  Após quebrar 4 vezes resolvi seguir o caminho da solidão e trabalhar em Home Oficce.

Fonte da imagem: observatorioempresarial.com.br

Hoje, após responder essas questões, resolvi montar novamente um escritório, não consigo mais cuidar de tudo.  Resolvi partir para uma estrutura leve, de acordo com minhas necessidades, criar cargos e fazer contratações que vão alavancar a empresa.

Crescer é um exercício de desapego. Com o crescimento, a organização será cada vez menos do empreendedor e mais da sociedade. Não podemos pensar no negócio como só nosso, mas como algo maior que trará riqueza para mais pessoas.

Uma coisa que aprendi, nesses anos como empreendedora, nesses altos e baixos, é que precisamos dar mais atenção à empresa no momento em que ela começa a crescer, do que no momento da crise. E que esse crescimento seja devagar e contínuo, porque se a empresa crescer muito e rápido demais pode estourar e gerar clientes insatisfeitos.

Desapegar, perder o medo e saber o momento certo de crescer faz muita diferença na vida de empreendedora. Caso não consiga vencer essas barreiras sozinha, talvez seja o momento de iniciar um processo de “coaching” .

Como disse Winston Churchill : “ O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo”. Sigamos!

Mônica Raposo é formada em Arquitetura e Urbanismo pela UNG, em Ed. Artística pela Faculdade Belas Artes. Pós-graduada em Gestão Empresarial na UNIP e selecionada no Programa 10.000 mulheres empresárias pela FGV/Grupo Goldman Sachs. Empresária com escritório próprio desde 2000, já realizou vários projetos residenciais e comerciais, participa constantemente de congressos e cursos de especialização na área de interiores, principais mostras de decoração e da Feira Internacional de Milão. Proprietária da Mônica Raposo Arquitetura e Interiores, atuando com projetos, reformas e administração de obras residenciais e Mônica Raposo Arquitetura para clínicas e consultórios focado nesse nicho com projetos temáticos e sensoriais, reformas, e manutenções.

0 Comentário

  1. rrolim@brazilianexperience.com.br'
    Rafaela 24 de abril de 2013 14:17 Responder

    Excelente!
    O empreendedor frequentemente tromba com o medo de correr riscos, mas para crescer é preciso delegar. Sempre lembro da frase dos meus professores da FDC “dono de empresa não pode passar pano de chão”. O que eles queriam dizer é que devemos nos afastar do operacional, para sobrar tempo de pensar no estratégico, isto é: como fazer a empresa crescer? Que produtos/serviços novos posso criar? Onde posso buscar novos clientes ou parcerias?
    Que tenhamos coragem para delegar e deixar nossa empresa pertencer a mais pessoas!

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    10 + 11 =