O construtor de sonhos

Todos nós conhecemos ou deveríamos conhecer pessoas que se dedicam a construir sonhos. Essas criaturas podem ser expansivas, explosivas, vibrantes ou podem ser discretas, introspectivas, silenciosas. Não importa. O que importa é que são construtoras de sonhos.

Ladeiras :: Hernani Brettas

Construtor de sonhos é aquela pessoa que tem a capacidade de colocar em prática um sonho, uma ideia. Ele é um empreendedor, pois agrega valores às coisas, se utiliza de materiais inusitados, se arrisca, caminha por lugares cheios de obstáculos pelo simples prazer de encontrar soluções inovadoras. Além de descobrir como tornar algo abstrato em concreto, ele tem o poder de nos encantar.

O encanto é essencial para ele, pois ao transpor para o concreto uma imagem ou fantasia,  faz viver outros mundos imaginários. Sonhos alheios. Um mundo onírico que era apenas dele torna-se real e se multiplica em milhares de outros que nem o próprio construtor havia sonhado.

Eu conheço um, ele é uma pessoa discreta, sorri para dentro, extremamente amoroso. Mineiro. Para mim, os mineiros são sempre amorosos.

Esse construtor cria narrativas. Histórias que não podem ser contadas apenas com as palavras. Hernani Brettas constrói, a partir de fotos, imagens tridimensionais. São ruas, vielas, fachadas, ladeiras, casarios, igrejas, esquinas, portas, algumas de Minas outras de lugares bem mais distantes. Aquelas pequenas e delicadas construções dão origem a várias histórias que vão trazendo para cada um, imagens-lembranças capazes de oferecer novas e diferentes narrativas. Quanto mais olhamos, mais contos interiores vão surgindo.

Vou contar um segredo. Carece observar com muito cuidado, em silêncio, para conseguir ouvir as histórias contidas em cada esquina construída. São histórias sussurradas em segredo para o observador mais atento. É preciso não ter pressa. Se for olhar com pressa a magia se esvai. Pare para entender e entrar no espaço ali criado. E assim nessa calma com alma, nesse tempo-espaço criado, você terá a oportunidade de ouvir o diálogo que se cria por meio dos ecos de narrativas contidas internamente com as narrativas contidas nas ruas e vielas criadas por Hernani. São sussurros, ventos, brisas.

Um último segredo, essas pessoas são generosas, pois oferecem espaços de expansão. Elas nos auxiliam a sonhar e a construir. Hernani auxiliou muitos a se tornarem construtores de sonhos. Eu agradeço.

Ana Carmen Nogueira é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Coordenadora do grupo de mulheres caiçaras “Saíras do Bonete” em Ubatuba, São Paulo. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica no Ana Carmen Nogueira Ateliê de Artes.

0 Comentário

  1. analulepera@uol.com.br'
    ANA LÚCIA LAMONICA LEPÉRA 23 de maio de 2013 20:10 Responder

    Extremamente talentoso ,conheço algumas de suas obras ,são maravilhosas,casas ,ruas, vielas igrejas… em miniaturas que mais parecem uma fotografia,materiais usados com todo carinho e cuidado!É de fazer os olhos brilharem!!

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    um + três =