Empoderamento Feminino

O que podemos aprender com Lady Gaga?

Por Fernando Granato

Primeiro post aqui, antes de tudo gostaria de agradecer ao pessoal do ER pelo convite, tenho certeza que vamos compartilhar muita coisa boa ainda =).

E para começar, trago aqui uma figura um pouco “polêmica”, porém muito conhecida – Lady Gaga. Seja amando ou odiando, uma coisa todos têm de admitir: ela é um fenômeno da música e grande empreendedora!

Ok, às vezes ela pode parecer um pouco estranha, usando sempre figurinos provocantes e fazendo apresentações bizarras, tendo músicas que são embaladas por um estilo que mistura eletrônica com pop rock e tem uma pitada de loucura. Mas, independente do estilo musical, os resultados e sucesso são nítidos. Só para ter uma noção, Lady Gaga já levou os principais prêmios da música, tais como Grammy Awards, American Music Awards e World Music Wards, dentre vários outros, em um total de 175 premiações – um currículo de causar inveja a muitos músicos com anos de estrada. Além disso, ela foi a primeira artista a ultrapassar o número de um bilhão de visitas em seus vídeos no Youtube.

Sorte de principiante? – Não se engane, na realidade por trás destes figurinos extravagantes se esconde uma grande estrategista. Vamos analisar e refletir sobre o que podemos aprender com essa estrela do pop:

– Fazer coisas inusitadas: uma das principais características de Gaga é ser inusitada. Ok, às vezes suas ações são um pouco “apelativas”, mas sempre atraem muito a atenção da mídia e do público em geral. Você já pensou o quanto você tem inovado em sua marca? Que tipo de ações “fora da caixa” você poderia fazer para ganhar maior visibilidade?

Fonte da imagem: Google

“Ok, não precisa também chegar vestido de carne para ganhar um Music Awards”

– A arte de reinventar-se: cada aparecimento da cantora é um acontecimento a parte – um look novo, um espetáculo novo, uma dança nova. E você, desde quando não lança algo realmente novo na sua empresa, nas redes sociais, ou até mesmo em seu currículo ou visual? Renove-se! 😉

– Crie forte relação com seu público: Lady Gaga se autointitula “mãe monstro” e chama seus fãs de “monstrinhos”. Pode parecer estranho, mas isso faz com que todos criem grande conexão com Gaga e tudo que ela lança. Quem sabe não nesse teor, mas você já pensou em criar um slogan ou título que provoque seus clientes a ter grande devoção a sua marca? Steve Jobs com a Apple soube também utilizar muito bem essa arma.

Fonte da imagem: autor do texto

“E milhões de músicas de Gaga baixadas renderam milhões para Jobs – no Itunes”

– Conte uma boa história: você conhece Stefani Joanne Angelina Germanotta? Não?! E se eu lhe contar que ela é a própria Lady Gaga. Poucos sabem de Stefani, aliás, ela própria não faz questão que saibam de seu passado, só que saibam do de Gaga, do qual ela mesma cria cheio de detalhes peculiares. E sua empresa ou marca, oferecem só a descrição básica acerca dos serviços prestados? Grandes marcas criam histórias envolventes que fascinam o público e vão muito além das características principais que seus produtos ou serviços oferecem. Pense nisso!

Por fim, deixo aqui uma frase da própria Lady Gaga para motivar a todos em suas trajetórias:

Fonte da imagem: autor do texto

“Lute e siga fortemente o que você acredita. Você ficará surpreso ao perceber que é muito mais forte do que imagina!”

Grande abraço a todos e muito sucesso!

P.S.: Devo admitir que escrevi grande parte deste artigo ao som da própria Gaga para entrar realmente no clima =) – Inspire-se com música você também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário “O que podemos aprender com Lady Gaga?”