Você empreende? Organizar-se é preciso!

Por Jacqueline Mariani Jianoti

Sabe aquele dia em que sua lista de tarefas só aumenta? O telefone toca sem parar? Alguns clientes chegam de forma inesperada e o inesperado parece comum?

De repente me vi em um mundo de coisas inacabadas que imploravam conclusão, frente a um segundo mundo cheio de coisas novas que eu gostaria de aprender e fazer. Decidi seriamente que o tempo não deveria ser um fator tão limitador para minhas tarefas e meus desejos.

E para que eu pudesse administrar as tarefas, observei a necessidade de mudar alguns hábitos e, consequentemente, a forma de execução de ações diárias. Percebi que precisava de um sistema de organização confiável, que me auxiliasse não apenas na execução de tarefas, mas na liberação de minha mente quanto às pendências, permitindo que eu viva de forma menos estressada, sem perder a produtividade.

Fonte da imagem: Priscila Tescaro Consultoria em Comunicação

Assim, em busca de hábitos mais saudáveis, encontrei a metodologia GTD (Getting Things Done), de David Allen. Essa metodologia nos auxilia a tirar tudo da mente e colocar nesse sistema de confiável. E apresenta os seguintes estágios para administrar o trabalho:

1. Coletar as informações que recebemos por telefone, e-mail, ideias;

2. Processar o que fazer com ela;

3. Organizar os resultados;

4. Revisar a opção da decisão; e

5. Fazer.

Uma dica simples e importante, que tem me ajudado por diversos dias, é o que chamo de “dica dos 2 minutos”. Sempre que coletar alguma informação ou receber algum e-mail, faça a seguinte pergunta: “Isso me demanda alguma ação?” . Se a resposta for positiva, pense novamente: Levarei mais de 2 minutos para concluir?”. Se a resposta for NÃO, faça AGORA.

Isso evitará pendências e será o início de uma pequena mudança de hábitos na execução de tarefas. Essa é minha dica para iniciar uma mudança na mente em suas ações empreendedoras.

Boa sorte!

2 Comentário

  1. xeroxuepa009@hotmail.com'
    Aliny 3 de novembro de 2014 00:36 Responder

    Sou Aliny tenho 25 anos trabalho com Xeror, uma fotocópia.
    Mas acho q preciso mudar mas e melhor na organização e no movimento caixa.
    Quero ajuda.

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    sete + 8 =