Pele linda e alimentação saudável

Por Jociane Catafesta

Mulheres queridas, vocês já pararam para pensar quanto gastamos em cremes para pele? Para prevenir acne, rugas, olheiras? A oferta de cremes no mercado hoje é infinita, mas você sabia que uma das estratégias mais eficazes para fortalecer a saúde da sua pele é nutrir o corpo através de uma alimentação saudável e equilibrada?

Determinados nutrientes atuam na promoção e manutenção de uma pele saudável, no controle dos efeitos deletérios dos radicais livres e assim amenizam e retardam o envelhecimento. Alguns hábitos poderão ajudar na sua prevenção, veja:

Fonte: Google

√ Manter uma alimentação saudável, equilibrada a base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitando alimentos gordurosos e industrializados;

Evitar ou reduzir o consumo de carboidrato refinado (pão branco, arroz branco, massas) e de açúcar simples, devido seu efeito ruim sobre o sistema digestivo e por sua ação acidificante no sangue, que tende a criar problemas cutâneos; principalmente quando combinado com alimentos muito gordurosos, que impedem a pele de respirar adequadamente; ou seja, utilize alimentos de baixo índice glicêmico.

√ Ingerir cerca de 2 litros de água por dia ajuda a hidratar a pele de dentro para fora, além de purificar o organismo. Vale utilizar chá verde, além de hidratar é rico em antioxidantes, prevenindo o envelhecimento da pele.

A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que pode manter o colágeno na estrutura da pele e impedir a flacidez. Fonte de vitamina C: laranjas, limões e acerolas são excelentes escolhas para manter os níveis de vitamina C regulares. A produção de colágeno começa a reduzir a partir dos 30 anos, por isso não deixe de consumir vitamina C diariamente.

O leite e seus derivados são vilões da cútis, pois possuem hormônios em sua composição, contribuindo para o aumento da produção de sebo nas glândulas da pele.

√ A vitamina A, um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, combate o envelhecimento precoce e a desidratação. A vitamina A é também essencial para a renovação celular e promove o crescimento de nova pele. Espinafre e brócolis, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A.

√ Além de tudo isso é muito importante manter a saúde intestinal. Uma boa flora intestinal auxilia na beleza da pele.

Na próxima vez que for às compras, faça também uma lista para a sua pele!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

9 + dezoito =