Empoderamento Feminino

Pequenas e médias empresas percebem a importância de unir forças para conquistar clientes

O Marketing fornece diversas ferramentas para empresas atingirem seus objetivos, mas é importante observar que nem sempre é necessário investir fortunas para alcança-los.  Uma das formas mais poderosas de fortalecer seu negócio e conquistar clientes é fechar PARCERIAS ESTRATÉGICAS.

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

As parcerias podem trazer excelentes resultados, mas é preciso ter persistência, foco e paciência para que eles apareçam. Parcerias não são feitas do dia para a noite e, principalmente, não trazem respostas imediatas. Se prepare para retorno a médio e longo prazo.

Antes de começar a pesquisar futuros parceiros é indicado criar uma proposta de parceria. A proposta deve ser bem elaborada e de fácil entendimento. Siga alguns passos:

  1. Defina o tema central da proposta: mostre a razão da parceria (pode ser uma parceria com duração de 12 meses, um único evento, para uma campanha sazonal, etc).
  2. Fale da empresa: com clareza e objetividade, valorizando os produtos/serviços e a equipe. Utilize todas as informações importantes para valorizar sua empresa.
  3. Público-Alvo: forneça um perfil do seu público-alvo. Perfil social, econômico e cultural. Essa parte é muito importante para o futuro parceiro. É importante ressaltar que o parceiro deve atender o mesmo público-alvo. Se você atende um público classe C não pode fechar parceria com uma loja classe A.
  4. Vantagens da parceria: mostre ao futuro parceiro as vantagens da parceria. Ex: credibilidade, imagem socialmente responsável, exposição da marca, etc.
  5. Ações estratégicas: explique, detalhadamente, como serão realizadas as ações da parceria.
  6. Contatos: é muito importante deixar todos os contatos (endereço, telefone, site e e-mail).
  7. Depois do projeto pronto, selecione os pontos mais importantes e desenvolva uma apresentação em Power Point.
  8. A aparência da sua apresentação é muito importante. Capriche na identidade visual. Utilize cores leves, deixando sua apresentação atraente aos olhos do futuro parceiro.
  9. Faça uma impressão da proposta, grave em CD, tenha no seu pen drive e e-mail. Desta forma, sempre que precisar entregá-la a um futuro parceiro não correrá riscos se o computador pifar. Enfim, elimine todas as possíveis falhas na entrega da proposta de parceria.
  10. Na hora de procurar futuros parceiros, pesquise sobre os serviços oferecidos, o público-alvo, a cultura da empresa e se possui projetos interessantes.

Um sorriso rosa para você!

Nísia Teles é empreendedora, sócia-fundadora e diretora de marketing do Empreendedorismo Rosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *