Planejamento de Marketing na Saúde

Há uns 30 anos atrás não era tão difícil ter um consultório repleto de clientes particulares, apenas com uma plaquinha na porta isso já era possível. Mas o tempo passou e novos tipos de clientes surgiram. Convênios deram um novo rumo à área médica e odontológica, o grande número de profissionais formados, a cada ano, torna a concorrência cada dia maior. Grande parte dos clientes particulares desapareceu.

Fonte da imagem: Reprodução

O mundo mudou e com a saúde não poderia ser diferente. É importante que o profissional entenda, de uma vez por todas, que os serviços médicos e odontológicos precisam ser comunicados de uma maneira DIFERENTE. Precisamos fazer as pessoas VALORIZAREM a medicina da saúde e não da doença. Mas para isso acontecer é importante desenvolver essa CULTURA na mente delas.

É importante que o profissional pense no negócio de uma forma estratégica, planejada e, principalmente, inovadora. Chega de fazer receitas ultrapassadas!

O Planejamento de Marketing é uma ferramenta que vai trazer resultados para o seu negócio a médio e longo prazo. Além de diversas outras informações, destaco abaixo algumas análises importantes para um bom Planejamento de Marketing:

  • Análise do seu negócio: quem é você, quais seus diferenciais, quais suas fraquezas;
  • Análise do mercado: quem são seus reais concorrentes, como funciona a entrega de serviços médicos e odontológicos, quais as últimas tendências do mercado;
  • Análise do público-alvo: quem você deseja conquistar, como essas pessoas enxergam seu negócio, o que essas pessoas fazem e onde estão.

Seu Planejamento de Marketing precisa transbordar vida, energia, alegria. Procure transmitir essas características através das cores, da escrita, das imagens e, principalmente, de um ser humano, VOCÊ! É preciso interação com seu público-alvo, relacione-se.

Pesquisas revelam que o consumidor moderno não acredita mais em palavras e sim em ATITUDES. Por isso que uma das principais características dos canais de comunicação atuais é o poder que eles têm de interatividade. E quanto maior a variedade de canais, mais estreita poderá ser a relação empresa x cliente, e melhores serão os resultados obtidos.

Um sorriso rosa para você!

Nísia Teles é empreendedora, sócia-fundadora e diretora de marketing da Markentista Consultoria e do Empreendedorismo Rosa.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

dois × 2 =