QUANDO APRENDER VAI MUITO ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

Por Karla Fabro

Muito tem se falado em educação, não é de hoje que reportagens sobre a forma como nosso sistema de educação está ultrapassado, em crise e que precisa ser reformado vem surgindo cada vez com mais afinco e cada dia ganhando mais adeptos.

Educação sempre é e será um tema que quando colocado em uma roda, seja elas de amigos, profissionais da área ou familiares, levanta grandes questionamentos. Porém, existe uma grande diferença entre o que é ensinar e o que é aprender, talvez o fato de termos institucionalizado o conhecimento nos deixou alheios ao movimento de que o aprendizado é livre e não é somente consequência do ensino.

No mês de março, teve em Curitiba um evento chamado TEDx Educação – “Novas formas de ensinar e aprender”. É um evento que convida pessoas que vão contar em 18 minutos assuntos de interesse para a comunidade. Poderia aqui contar para vocês sobre como foi cada uma das palestras, mas, sugiro que você mesmo acesse o link abaixo para assistir as palestras e fazer suas próprias reflexões sobre o que vem sendo discutido por algumas pessoas na área da educação, https://www.ted.com/tedx/events/16826

 

Fonte da Imagem: Estúdio Trevisart

Fonte da Imagem: Estúdio Trevisart

 

Ao falar em Educação noto que ainda estamos muito presos ao formato de aprendizado dentro das quatro paredes de uma sala de aula e do ambiente escolar. Nos preocupamos muito mais com o como somos ensinados e com os conteúdos que devemos aprender. Pouco nos questionamos sobre a forma como estamos aprendendo e sendo educados, sobre como estamos educando.

Valorização das notas para muitos ainda é o que importa, será que isso é fundamental para o desenvolvimento humano? Educação tem a ver com um ambiente participativo, com divisão de responsabilidades, com interação, brincadeiras e comunidade.

Escolher a escola onde nossas crianças vão passar a maior parte do tempo do seu dia e de sua vida é um assunto sério. Poucos buscam por uma escola na qual o ambiente seja favorável para seu filho, ambiente este que não se refere somente à estrutura física, ao “nome” que a escola leva, ao número de alunos que já aprovou no vestibular ou Enem, ou ainda, se de acordo com a escola escolhida é que este filho ou filha irá ter o futuro brilhante esperado. A escolha vai muito, além disto. Demandamos excelência das nossas crianças, e às vezes nos esquecemos o quanto é importante pensar que para ajudar na sua educação, no seu aprendizado, também temos que nos perguntar se a escolha feita é aquela com o qual eles se identificam.

Uma amiga me contava sobre sua busca por uma nova escola para seu filho de nove anos. Comentou que tem sentido que a escola atual está “muito fácil” e que isso possa talvez não prepara-lo para os desafios futuros. Ontem escutei de um avô que sua neta estuda em uma escola que leva o título de uma das melhores da América Latina, mas o que significa isto realmente. Para que estamos preparando nossas crianças? Para Jeff Walker, conhecido autor americano por ser o numero um pelo New York Times com seu Best Seller “A fórmula secreta de Internet de um milionário para vender quase tudo on-line, construir um negócio que você ama, e viver a vida de seus sonhos”, as crianças e jovens de hoje vão ter que ser empreendedores de alguma forma, devido ao modo como o mundo vem se movendo. Jeff ainda comenta que é de extrema importância se envolver na educação dos filhos, inspirar não somente pelas atitudes, mas também pelo estilo de vida que se leva pelo que se fala pelo que se faz e até por aquilo que não se faz.

Se pensarmos que pouco sabemos sobre o futuro, qual é então a nossa missão? Qual o maior presente que podemos dar àqueles que ocuparão o futuro?

Talvez possamos ajudá-los a desenvolver as ferramentas para viver nele.

 

Um Comentário

  1. mclaus.oliveira@gmail.com'
    Milena Claus 22 de junho de 2016 16:25 Responder

    Sobre o seu comentário sobre como a nova geração de crianças deve ver o empreendedorismo como uma opção real de realização profissional, recomendo a leitura do artigo publicado no PetiteBlog sobre o livro Educando filhos para empreender do João Kepler: http://petitebox.com.br/blog/entrevista-com-joao-kepler-autor-do-livro-educando-filhos-para-empreender/.

    • Cidade: São Bernardo do Campo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

17 − seis =