Empoderamento Feminino

Quer abrir seu negócio? Situe-se

Por Maria Augusta Sebastiani Ribas

Para ter uma startup ou empresa é preciso ter coragem para fazer acontecer. Como diria Peter Drucker: “Onde há uma empresa de sucesso alguém tomou alguma vez uma decisão valente.” E nesta era da informação está cada vez mais fácil tirar suas ideias do papel, acredito que a primeira e primordial dica para qualquer pessoa que queira empreender é: Situe-se!

Claro que para empreender as dicas são todas na voz ativa, pois tudo é você quem irá fazer para ir em busca do melhor, não há como se esconder atrás de uma grande corporação. Aqui a sua empresa é você mesmo, ou você faz ou nada será feito, lembrando uma frase de Molière que diz que os homens são parecidos em suas promessas, eles só diferem em seus atos.

Comece pesquisando seus futuros clientes, veja se eles reconhecem este problema ao qual você propõe uma solução, pergunte a opinião das pessoas, se elas usariam o seu produto ou serviço, quanto pagariam por isso, como usariam… Tente compreender a fundo os desejos e necessidades do seu público-alvo com a maior imparcialidade possível (lembre que o cliente muitas vezes não é um amigo ou familiar).

Para quem não conhece o método do Design Thinking, este momento de pesquisa é uma boa hora para se aprofundar e aplicar este conceito, principalmente a parte que propõe a “Análise do Mistério”, que justamente diz para perguntar soluções. Se você quer criar algo novo, deve se fazer algumas indagações: por que criar este produto ou serviço? Qual solução eu quero atender? Será que as pessoas querem mesmo usar a minha proposta para solucionar o problema que têm?

Como um exemplo rápido, mas que talvez facilite o entendimento, suponha que você acha que os aspiradores atuais não são bons e quer criar um novo aspirador que seja silencioso e pequeno, mas será mesmo que as pessoas querem usar um aspirador para tirar o pó? Será que a solução inovadora para limpar a casa será um aspirador? Talvez as pessoas prefiram não ter um produto e contratar um serviço de limpeza, ou até mesmo prefiram usar alguma nova solução de piso que seja autolimpante. Às vezes, focar mais no problema e na sua essência pode trazer muito mais respostas e gerar inovação no setor que você quer entrar do que “cegar” pensando apenas na solução.

Esta pesquisa pode mudar tudo, deve-se agradecer por ter reconhecido o que era preciso melhorar, antes de ter feito um grande investimento, e por ter alcançado uma solução mais madura e embasada, que as pessoas busquem e queiram comprar.

“O sucesso não é entregar uma funcionalidade, mas aprender a solucionar os problemas dos clientes.” Mark Kook

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