Empoderamento Feminino

Responsabilidade Social – Parte 2

Como falei no post anterior, Responsabilidade Social não é apenas adotar um sorriso ou trabalhar uma única vez em algum projeto social. Abaixo listei algumas dicas para as empresas.

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

Responsabilidade com os funcionários

Clínicas que valorizam seus funcionários saem na frente. Mas, valorizar funcionários vai muito além de respeitar direitos trabalhistas.

  • Seja responsável com as leis trabalhistas;
  • Encoraje novas ideias e comentários;
  • Promova cursos e treinamentos;
  • Incentive e recompense os talentos;
  • Crie um programa de participação nos lucros;
  • Preserve a vida pessoal e familiar do profissional;
  • Valorize um ambiente de trabalho adequado;
  • Promova hábitos de trabalho saudáveis.

Responsabilidade com os clientes

Uma clínica precisa ter procedimentos de responsabilidade social com seus clientes constantemente. Essas atitudes devem fazer parte da cultura de todos os envolvidos nos serviços. A clínica socialmente responsável oferece qualidade não apenas durante o processo de venda, mas em toda a sua rotina de trabalho. Faz parte de suas atribuições promover ações que melhorem a credibilidade, a eficiência e a segurança dos serviços, observando padrões técnicos cabíveis como as prescrições da ANVISA e o Código de Defesa do Consumidor.

  • Proíba o uso de técnicas comerciais antiéticas;
  • Evite a publicidade “tóxica”;
  • Ouça críticas e reclamações.

Responsabilidade com os fornecedores

Todo empreendimento socialmente responsável deve estabelecer um diálogo com seus fornecedores, sendo transparente em suas ações, cumprindo os contratos estabelecidos, contribuindo para seu desenvolvimento e incentivando os fornecedores para que também assumam compromissos de responsabilidade social.

  • Comunique claramente suas expectativas;
  • Parcerias com fornecedores tendem a melhorar se você incentivar um ambiente de colaboração;
  • Mantenha contato constante com o fornecedor.

Responsabilidade com a comunidade

Respeito aos costumes e à cultura local, contribuição em projetos educacionais, em ONGs ou organizações comunitárias, destinação de verbas a instituições sociais e a divulgação de princípios que aproximam sua clínica das pessoas ao redor são algumas das ações que demonstram o valor que sua empresa dá à comunidade.

  • Faça parceria com outras empresas;
  • Faça doações de seus serviços;
  • Ofereça apoio às escolas locais;
  • Ofereça brindes e dicas sobre saúde.

Responsabilidade com o governo

O relacionamento ético com o poder público, assim como o cumprimento das leis, faz parte da gestão de uma empresa socialmente responsável. Ser ético, nesse caso, significa cumprir as obrigações de recolhimento de impostos e tributos, alinhar os interesses da clínica com os da sociedade, comprometer-se formalmente com o combate à corrupção, contribuir para projetos e ações governamentais voltados para o aperfeiçoamento de políticas públicas na área social etc. Em resumo: contribuir decisivamente para o desenvolvimento de sua região e do país.

Responsabilidade com o meio ambiente

As clínicas, de um modo ou de outro, dependem de insumos do meio ambiente para realizar suas atividades. É parte de sua responsabilidade social evitar o desperdício de tais insumos (energia, matérias-primas em geral e água). Colocar o lixo em local e forma apropriados (coleta seletiva), reduzir o barulho na vizinhança, incentivar a economia de energia não são apenas formas de reduzir o impacto ambiental. Iniciativas como essas são também fontes geradoras de lucro e de ganhos de imagem. A conscientização leva a empresa a desenvolver ações de preservação ambiental.

Vantagens de ser uma clínica/consultório socialmente responsável

Um programa de responsabilidade social só irá ter retorno positivo para a sociedade e para a clínica, se for realizado de forma autêntica. É importante ter a cultura da responsabilidade social incorporada ao pensamento de todos. Desenvolver programas sociais apenas para divulgar a clínica, ou como forma compensatória, não traz resultados positivos sustentáveis ao longo do tempo. Porém, as clínicas que incorporarem os princípios e os aplicarem corretamente, poderão sentir resultados como: valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do cliente, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade, capacidade de adaptação e longevidade.

Um sorriso rosa para você!

Nísia Teles é empreendedora, sócia-fundadora e diretora de marketing da Markentista Consultoria e do Empreendedorismo Rosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *