Empoderamento Feminino

Rio Franchising Business

Em sua sexta edição, a Rio Franchising Business, que acontecerá de 27 a 29 de setembro no Riocentro, se destaca como uma das dez maiores feiras de negócios em franquias do mundo.

Fonte da imagem: Rio Franchising Business

A novidade deste ano é o Fórum de Franchising, patrocinado pela Caixa, do qual participarão nomes de sucesso do segmento, entre eles membros da diretoria da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que abordarão temas fundamentais que sustentam toda a cadeia produtiva do setor. O encontro é gratuito para todos aqueles que visitarem a feira e as palestras serão ministradas das 15h às 20h, à exceção do primeiro dia quando o Fórum encerra às 19h.

Crescimento do mercado interno X Empreendedorismo

Com um ritmo de crescimento superior ao da economia brasileira há mais de uma década e representando hoje 2,3% do PIB nacional, o segmento de franquias subiu 16,9% em 2011, atingindo o faturamento de R$ 88,8 bilhões. Já são quase duas mil marcas atuando no país, com um total de 93 mil unidades franqueadas e mais de 837 mil postos de trabalho diretos.

O Rio de Janeiro, segundo maior mercado de franquias do Brasil, detém mais de 12 % deste mercado nacional e apresenta uma perspectiva de grande crescimento com investimentos de obras como o Polo Petroquímico de Itaguaí, a revitalização da Zona Portuária, e de megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Até o fim de 2012, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) prevê a construção de 42 shoppings em todo o país, que irão estimular ainda mais a expansão das franquias, especialmente para as cidades do interior que possuem consumidores em potencial para essas marcas.
Segundo Carolina Riente, diretora de negócios da Fagga | GL exhibitions, o maior diferencial da feira é seu formato, que apresenta um serviço completo, tanto para quem quer iniciar um negócio quanto para os interessados em franquear sua marca. “Deu tão certo que, em sua sexta edição, a feira já apresenta um crescimento de 20% em relação a 2011, percentual que supera a expansão anual do setor. Com a realização do Fórum de Franchising serão oferecidas todas as informações essenciais aos iniciantes de como se preparar para escolher uma franquia, das novas tendências e o posicionamento do mercado para investidores experientes que buscam se reciclar”, diz Carolina Riente.

Recentemente, o Brasil foi apontado como o terceiro maior país em número de empreendedores. Atrás apenas da China e dos Estados Unidos, possui 27 milhões de pessoas envolvidas no processo de criação de um negócio próprio. Em números absolutos, aparece em terceiro lugar no ranking de 54 países analisados pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM), realizada anualmente e fruto de uma parceria entre o Sebrae e o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP).

De acordo com Fátima Rocha, Presidente da ABF-Rio, realizadora da Rio Franchising Business, esse cenário é realmente positivo, mas alerta:  “É preciso observar bem o mercado e identificar quais franquias que fazem parte da Associação Brasileira de Franchising  para evitar riscos e garantir segurança ao desenvolvimento do seu negócio”. As microfranquias, por exemplo, têm se destacado pelo baixo investimento e pouca complexidade operacional. Muitos dos negócios podem ser administrados de casa e não envolvem estoques, coleções, manipulação de produtos ou softwares complexos. “Apesar da rigidez de algumas franquias, abrir uma empresa de nome já conhecido e respeitado é muito mais seguro do que começar do zero. Lojas de bijuterias, quiosques de lanches e serviços de beleza ganham espaço nesse modelo”, completa Fátima.

O aquecimento da economia estimula o crescimento do mercado interno em todas as suas esferas, não por acaso, as franquias já respondem por mais de 60% da ocupação dos espaços comerciais e shoppings no Brasil, o que evidencia a força, a credibilidade e a sustentabilidade do sistema de franchising no país.

O Empreendedorismo Rosa na ABF-Rio

Através de nossa Diretora de Comunicação, Lênia Luz, que estará com sua empresa Aurelio Luz Franchising & Varejo, na feira, o Empreendedorismo Rosa  se fará presente.

Se você está interessado em franquear o seu empreendimento conheça o trabalho de sua consultoria que é especializada em soluções estratégicas empresariais. Há mais de 5 anos atua em todo o Brasil e também no Japão, com foco em formatação, gestão, suporte e venda de Redes de Franquias e Microfranquias novas e já estabelecidas, com muito profissionalismo, praticidade, objetividade de trabalho, rapidez de resultados e qualidade.

Especialista em transformar pequenas e médias empresas em grandes redes de Franquia.

Nós, do Empreendedorismo Rosa, esperamos sua visita lá!

Sobre a Feira:
Rio Franchising Business 2012
Onde: Riocentro – Pavilhão 4 | Rio de Janeiro/RJ
Quando: De 27 a 29 de setembro
Horário: 14h às 21h
Valor do Ingresso: R$ 35,00
Passaporte com 1 dia: R$ 30,00
Passaporte com 2 dias: R$ 40,00
Passaporte com 3 dias: R$ 50,00
*(Passaportes válidos somente para compras antecipadas pelo site do evento) www.riofranchisingbusiness.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *