Transforme seu empreendimento em reconhecimento

Por Agência Curitiba

Pela primeira vez no Brasil a proporção de mulheres empreendedoras superou a proporção de homens (52,2% contra 47,8%,segundo o segundo a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2013). No Sul do Brasil 74,3%das mulheres empreendem por oportunidade e não por necessidade. É o maior percentual das regiões do Brasil, sendo a média nacional 66,2%.

As mulheres atuam principalmente nas atividades de vestuário, da beleza e higiene pessoal e dos serviços domésticos. No Brasil, esses três segmentos respondem pela atividade de 49,5% das empreendedoras em estágio inicial e 53,9% das empreendedoras estabelecidas. Nesse tipo de comércio, predomina a venda de produtos de beleza por meio de catálogo, o que é muito difundido no Brasil, segundo a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2013).

Segundo o Portal do Empreendedor, dos 52,7 mil Microempreendedores Individuais em Curitiba, as mulheres representam 49,3%, ou seja, 26 mil empreendedoras, percentual esse superior ao do Paraná (46%) e do Brasil (48%) .

Fonte da Imagem: Agência Curitiba

Mulheres empreendedoras poderão, se inscrever no Prêmio Empreendedora Curitibana promovido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento, em parceria com Secretaria Municipal da Mulher, Empreendedorismo Rosa, Fecomércio e Sebrae. A premiação tem por finalidade reconhecer os esforços das mulheres empreendedoras da cidade e inspirar novos negócios conduzidos por mulheres.

A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino, explica que a premiação é um reconhecimento às mulheres da cidade que estão se destacando nos negócios. “As mulheres estão empreendendo, administrando, inovando, se realizando profissionalmente, transformando sonho em realidade, enfim, servindo de exemplo para inúmeras outras empreendedoras e estimulando a geração de Novos negócios”, disse.

As participantes poderão se inscrever nas categorias Microempreendedora Individual (MEI), Micro e Pequenas Empresas e Ideia Empreendedora. As inscrições podem ser realizadas através do site www.agencia.curitiba.pr.gov.br até 31 de maio. Para a inscrição nesta primeira fase, será necessário o preenchimento de um cadastro com dados pessoais, empresariais e um breve relato de sua vida como empreendedora e gestora.

Na segunda fase do processo de inscrição, as empreendedoras terão de responder um questionário, fazer um relato de seu caso de sucesso e responder um teste de habilidades empreendedoras. Esta segunda fase será realizada via e-mail entre os dias 1 e 30 de junho.

Para se inscrever, a empreendedora deverá ter mais de 18 anos, possuir o CNPJ da empresa em seu nome, para a categoria Microempreendedora Individual (MEI) ou constar no contrato social da empresa, para a categoria Micro e Pequenas Empresas, ter pelo menos um ano de exercício fiscal, estar com domicílio fiscal na cidade de Curitiba e comprovar através de documentação as regularidades fiscais e estatutárias.

A cerimônia de reconhecimento da Empreendedora Curitibana ocorrerá no dia 19 de novembro, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Global do Empreendedorismo Feminino. Os três primeiros lugares em cada categoria concorrerão a equipamentos tecnológicos, plano de negócios, coaching empresarial entre outros prêmios.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

três × 5 =