Um olhar sustentável para as empresas

Por Mônica Raposo

Há algum tempo que me preocupo com sustentabilidade. Minha área, construção civil, é o segmento que mais consome matérias primas e recursos naturais do planeta e o terceiro maior responsável pela emissão de gases poluentes à atmosfera. Por isso, nós arquitetos, temos um papel importante que vai além da especificação de materiais ecologicamente corretos, porque as consequências das nossas escolhas, no projeto, estendem-se pelo tempo de duração dos edifícios.

Fonte da imagem: blog.saladomarketing.com.br

Nossa vida e nosso sistema econômico serão intensamente impactados pela exaustão dos recursos naturais ao longo das próximas décadas. Todos terão uma parcela de responsabilidade na implantação das ações que vão evitar os transtornos decorrentes da exaustão dos recursos naturais e das mudanças climáticas.

Vimos o caso das sacolas plásticas de supermercados que acabaram não dando certo, porque não adianta pensar em sustentabilidade sem planejar de forma correta e coerente.

E a sua empresa de que forma esta colaborando com o nosso planeta? Os funcionários são preparados para racionalizar custos, reduzindo gastos com luz, água, papel, plástico, combustível?

Para ser sustentável seu empreendimento deve ser:

  • Ecologicamente correto;
  • Economicamente viável;
  • Culturalmente aceito;
  • Socialmente justo.

Desejo que nossos olhares se tornem mais sustentáveis, afinal, como bem disse Oscar Nyemeyer: “A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem. ” 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

três × 5 =