Use o networking para realizar bons negócios

Se existe uma coisa que nós mulheres sabemos fazer muito bem é falar. Mais do que falar, sabemos nos comunicar: com essa ferramenta tão poderosa, tenho visto muitas mulheres fazerem do networking um caminho para o sucesso de seus empreendimentos.

Fonte da imagem: PEGN

Por conta do meu blog Empreendedorismo Rosa, tenho participado de muitos eventos, alguns voltados às mulheres, outros não. Para minha alegria, vejo cada vez mais mulheres presentes e “sacando” seus cartões de visitas das bolsas, como que dizendo: “Estou aqui para divulgar meu empreendimento e conhecer o seu. Vamos conversar?”.

O termo networking poderia ser desdobrado em “net” (rede) e “working”(trabalhando). A ideia é de que todos deveriam buscar ter novos relacionamentos no âmbito do trabalho e fazer disso algo realmente positivo para o seu empreendimento.

Se você deseja ser apresentada a alguém, não basta pedir para um contato em comum fazer a intermediação: é necessário explicar por que deseja essa conexão. Também é fundamental agir com reciprocidade, atuando como uma ponte de relações de negócios. Dessa maneira, estará realizando a ideia principal da rede de relacionamentos.

Provida com esses novos contatos, não se esqueça de se autopromover, sem ser inconveniente, mas com o objetivo claro e definido de mostrar sua marca ou seu empreendimento a um possível cliente ou fornecedor. Homens são excelentes em autopromoção, fazem isso o tempo todo. As mulheres tendem a fazer o contrário: muitas vezes diminuem o seu valor e mostram dúvidas sobre a sua capacidade. Em vez disso, deveriam mostrar o quanto o seu negócio pode ser interessante e quais são as suas competências para uma possível parceria ou ação conjunta.

No livro A arte da guerra para mulheres, Chin-Ning Chu diz: “Intuitivamente, as mulheres sempre utilizaram algumas das estratégias da arte chinesa da guerra ao negociar com maridos, namorados, filhos, patrões, amigos e clientes. Nós não sabíamos que éramos estrategistas disfarçadas”.

Na hora de fazer networking, temos que ser estratégicas. Não adianta apenas tirar o cartão de sua empresa da bolsa e sair distribuindo. Lembre-se de que a lista de contatos deve ser interessante e ativa, pois o networking é uma relação “ganha-ganha”. Com ele, tenho ganhado não só parceiros profissionais, como também grandes amigos.

E você? Já entregou seu cartão de visitas a alguém hoje?

Abreijos de bom networking!

Artigo escrito por nossa diretora de comunicação, Lênia Luz, para o blog Mulheres Empreendedoras da Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

0 Comentário

  1. lembrancinhascomestiveis@hotmail.com'
    Vanessa Rodrigues 29 de abril de 2013 23:15 Responder

    Trabalho com cupcakes personalizados, gostaria de estar divulgando meus trabalhos, existe a possibilidade de alguma parceria?? Grata pela atenção.

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