Empoderamento Feminino

ZC: O que é para você?

Por Maria Antonia Mion

Empreender não é tarefa fácil, empreender é entender que a única ZC (a famigerada Zona de Conforto) que existe é a sua cama, e que todos os dias ao acordar para trabalhar você está totalmente fora dela.

Bem, meu nome é Maria Antonia, tenho 26 anos, sou sócia-fundadora da Pipoca Moderna, corredora, cineasta, fotógrafa, aprendiz de trompete e mais uma porção de coisas quando me sobra algum tempo. Enfim, hoje vim contar para vocês um pouco sobre a minha trajetória como empreendedora.

Fonte da imagem: Priscila Tescaro Consultoria em Comunicação

Sou formada em publicidade, e ainda na faculdade, aos 19 anos abri a minha primeira empresa. Uma empresa especializada em fotografia para campanhas publicitárias. Trabalhar para o mercado da publicidade exige muito, pois sempre trabalhamos com prazos muito curtos e sob pressão. E eu, bem nova, lidava com grandes clientes e campanhas, o mais desafiador, não era fotografar coisa que sempre gostei e tirava de letra, mas sim lidar com questões burocráticas, negociações e etc. Para minha sorte, nessa jornada encontrei algumas pessoas que me deram suporte e me ajudaram a superar essas barreiras. Depois de 4 anos, eu estava entrando numa certa inércia, sabia como transpor as barreiras desse mercado, tinha minha carteira de clientes e a ZC estava me engolindo.

Bem, quis o destino que eu ampliasse meus horizontes.Foi quando conheci o Nex, um escritório coletivo incrível! E eu que até então trabalhava em casa, resolvi me aventurar por lá. Chamei dois amigos, para conhecerem o espaço, o Renato Ventura, grande ilustrador do http://ideariolab.com/, e o Rodrigo Ventura, que estava tocando a Pipoca Moderna, empresa especializada em apresentações inovadoras, que foi nosso projeto de TCC durante a faculdade.

Começamos os três a trabalhar nesse ambiente colaborativo, um ajudava o outro conforme podia. Quando percebi estava super envolvida e empolgada com os desafios da Pipoca Moderna e cada dia que passava dedicava menos horas de trabalho para a minha empresa de fotografia. Ela me desafiava pois era um mercado inteiro novo a ser explorado, afinal, quem não precisa de uma boa apresentação? Boas fotos também, mas bons fotógrafos tem aos montes. É preciso entender que apresentações são ferramentas importantíssimas de comunicação. Você pode ter a melhor ideia do mundo mas nada adianta se não souber apresentá-la.

Eu e meu sócio estudamos muito, entendemos o mercado e criamos uma metodologia própria para a criação de apresentações. Não vou dizer que o começo foi fácil, porque não foi. Quando você entra num ramo novo e trás uma ideia original para as pessoas, elas tendem a resistir a aceitar novidades, por isso tivemos que persistir muito. Após alguns trabalhos de sucesso, começamos a ganhar espaço, ter clientes grandes como a Itaipu, Renault, O Boticário, Nutrimental, entre outros. Inclusive, quando trabalhamos com a Itaipu conheci Margaret Groff, mulher que luta pela equidade de gêneros e já foi considerada a mulher mais influente do Brasil. Hoje, a considero minha mentora, pois aprendi e ainda aprendo muito com ela. Desde então nossa empresa só vem crescendo, e com o tempo, se tornando referência no mercado de apresentações.

Ser empreendedora exige dedicação e persistência, isso é acordar todos os dias e sair da nossa aconchegante ZC. Minha sugestão é: encontre seu propósito, analise o mercado, vá lá, inove, faça como ninguém fez até hoje. Reflita, a maioria das coisas já foram feitas, o que muda é a maneira como você faz. A Pipoca Moderna é um exemplo disso. E como fazemos apresentações, virei mensalmente aqui dar algumas dicas para vocês sobre como se apresentar melhor, se expressar mais claramente e cativar as pessoas. Aguardem por mais textos 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 pensamentos em “ZC: O que é para você?”