Empoderamento Feminino

Leitora Rosa: Andressa Cardoso

Olá, amigas empreendedoras! Meu nome é Andressa Cardoso, ainda sou nova, tenho apenas 22 anos, mas já resolvi entrar no ramo de comércio online e gostaria de compartilhar um pouco de como foi tudo isso. Tem muita coisa sendo vendida pela internet, muitos sites, muito tudo. Eu ainda era inexperiente, precisei errar e ler muito para começar a entender como tudo funcionava. Ler sites como o do Empreendedorismo Rosa me ajudou muito!

Como sempre gostei de moda, decidi fazer uma especialização com base no assunto para ficar por dentro dos bastidores desse mundo, que não é tão simples como eu imaginava. No final da faculdade já tinha a ideia de desenhar roupas e dar um jeito de vendê-las. Foi aí que surgiu a ideia do site de camisetas.

Enfim, comecei a pesquisar por outros sites, blogs, referências e logo quis produzir. Para realizar tudo isso, antes, tive também de aprender a me controlar. Desde mais nova usei e abusei de dinheiro e cartões de crédito. Em casa, com o que meu pai me ajudava, eu gastava comprando roupas, sapatos, bolsas e todas essas coisas que a gente adora. Então tive de passar por uma reeducação financeira. Pesquisei formas de controlar meus gastos e um  site que me ajudou muito foi o BankFacil, que tem algumas planilhas de finanças e textos simples sobre cartão de crédito, isto me reeducou financeiramente.

Na época que comecei, ganhava cerca de R$ 900 por mês, mas como não tinha que ajudar em casa e já conseguia me controlar com o consumo, guardava boa parte pensando em abrir a loja. Terminei a faculdade e uma nova agência me contratou, o que aumentou meu salário para R$ 1700 e me ajudou ainda mais a juntar o dinheiro necessário. Aqui mesmo no blog vi relatos parecidos e a força de vontade das colegas foi um incentivo a mais de que eu não poderia desistir. Depois de dois anos, vi que a minha loja conseguia ser um grande sucesso, mas eu estampava cada camiseta, recortava e enviava para os clientes, fazia tudo sozinha. Resolvi que queria deixar de ser uma loja artesanal e ser algo mais profissional.

Hoje posso dizer que fiz a escolha certa. Faço o que amo e a loja está começando a criar forma mesmo funcionando há pouco tempo, tenho até uma amiga-sócia a Patrícia. Tenho que agradecer os relatos que li aqui , eles ajudaram a me inspirar e enxergar que somos poderosas e capazes o suficiente para lutar pelas nossas próprias coisas. Tenho até funcionários já. Enfim, meu mundo passou a ser mais ROSA. Obrigada e um beijo!

Andressa Cardoso é formada em Propaganda e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, passou por várias áreas da publicidade, desde a criação a atendimento e marketing. Atualmente dedica parte do seu tempo à área de marketing digital, sendo assistente em uma agência de publicidade. É cofundadora da ZAM ZAM, loja online de camisetas, que pretende ser sinônimo de criatividade e estilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *