Empoderamento Feminino

Final do Ano: Hora de planejar

Estamos em Novembro e o tempo passa rápido.

Nesta época, as pessoas começam a imaginar o que será de 2014. Muitos itens deste planejamento têm relação direta com a vida financeira.

Fonte de Imagem: Google

Chegou a hora do balanço e planejamento! Vamos em frente?

1. Primeiro vamos listar todas as receitas e despesas mensais.
2. Vamos ordenar numa planilha de Jan a Dez/14.
3. Não se esqueça das despesas sazonais como impostos, seguros etc.
4. Verifique a matemática do saldo: receitas x despesas.
5. Analise todas as despesas e faça uma análise se existem gastos desnecessários, questione a necessidade das compras, pense no consumo consciente.
6. Tente quitar dívidas de 2013 com o 13º e começar o ano novo sem dívidas.
7. Caso tenha dívidas para 2014, tente equalizar da melhor maneira possível, verificando os juros que estão sendo pagos e tentando negociar algo mais vantajoso.
8. Poupe todo mês uma pequena parte da renda. Construa reservas sistematicamente, para garantir fonte suficiente de renda para o futuro.
9. Planeje algo que lhe proporcione crescimento profissional e intelectual.
10. Planeje as férias e faça algo prazeroso para você e sua família.
11. Informe-se, regularmente, sobre oportunidades de maior rentabilidade de seus investimentos.
12. Reveja mensalmente sua planilha.

O conhecimento permite um melhor gerenciamento de suas finanças e antecipar-se aos problemas. Isso traz mais equilíbrio e tranquilidade à sua vida.
Faça seu planejamento financeiro para 2014, trace suas metas e construa sua vida com saúde financeira.

Tenha um 2014 maravilhoso e muito sucesso!

Anceli Marcos é Biomédica graduada pela PUC Campinas; MBA em Marketing pela São Leopoldo Mandic; Especialização em Gestão Empresarial pelo Instituto de Economia da Unicamp; Consultora em Comércio Exterior certificada pela AEXPORT – Associação dos Exportadores da RMC; Trader no mercado de ações, índices futuros e opções desde 2005; Certificação avançada em Mercado de Capitais pela OperAção Consultoria e Treinamento em Mercado de Capitais; Sócia-diretora da Pyxis_Academia de Investimentos; Idealizadora do projeto “Bolsa e Batom – A vez da Mulher Investidora”; Instrutora de Coaching para iniciantes em Bolsa de Valores; Ministrante de palestras, cursos e workshops sobre Inteligência Financeira e Mercado de Capitais.

BOLSA & BATOM, A Vez da Mulher Investidora’ (por PYXIS Academia de Investimentos) é uma iniciativa de mulheres falando de investimentos para mulheres, com base em conceitos de ‘Inteligência Financeira’, em que a busca por metas e objetivos embasados no aproveitamento do fator tempo e no aprofundamento de conhecimentos, desenvolvem potenciais e habilidades para acumular capital, multiplicar recursos e proteger o patrimônio. Trata-se de um perfil de comportamento que equilibra o bom senso entre ganhos, gastos e investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *