Empoderamento Feminino

Audácia nos negócios e na moda!

Por Camila Fernandes

Se há uma característica que é superimportante numa empreendedora é a tal da audácia. Sabe aquele instante que a coragem e a vontade de fazer e acontecer vem à tona? Este momento tem que ser aproveitado sempre e ao máximo, porque muitas vezes, uma boa cara de pau pode ajudá-la a conseguir aquela parceria preciosa. Creio que esta característica pode ser conseguida com o passar do tempo (se você não nasceu com ela, é claro), à medida que se sente confortável e, por consequência, confiante dentro do universo no qual está trabalhando. Acho que isso tem ligação com o fato de estarmos apaixonadas pelo que fazemos. Aqui também entra a parte importante que é ‘saber correr riscos’. Tem horas que pra fazer o negócio decolar, apostar em uma ideia, mesmo sem ter todas as garantias que ela vai vingar, é essencial.

Arriscar (com consciência) é lei quando o assunto é empreender. Fonte da imagem: Google.

E é tão simples entender o motivo! Se você continuar fazendo sempre a mesma coisa, o resultado também será sempre o mesmo. Se o negócio não ‘anda bem das pernas’ é preciso mudar a forma como você vem cuidando dele para que ele possa andar, correr, se exercitar e crescer ‘sozinho’ (nem tão ‘sozinho’ porque sei que você como uma mãe zelosa que é, vai estar sempre por perto, não é?!..rs). A questão é saber investir e nunca dar um passo maior que a perna. E para ter noção disso, conhecer perfeitamente sua área de atuação e o que você quer pra sua vida é lei.

Quando eu digo ‘conhecer’, quero dizer ESTUDAR seu negócio: pesquisar muito, ver o que os concorrentes estão fazendo para você poder inovar, correr atrás de novas alternativas/materiais/parcerias, desbravar cada cantinho da sua área de atuação para poder levar ao seu cliente tudo o que há de mais completo e melhor no assunto. Fazendo o ‘diferente’ (mas sempre sabendo que você tem que ter um $$ guardadinho para bancar o que não der certo e uma autoestima bacana para aprender com os erros que vão aparecer pelo caminho) é certeza que os resultados do seu negócio também serão diferentes! E melhores, diga-se de passagem!

Na moda, tivemos uma década do século passado que foi preciso arriscar muito para que as mudanças acontecessem. Depois de uma década muito machista que foi a de 1950, o desejo era de liberdade e de querer ‘voar sempre mais alto’. Nesta época surgiu a pílula anticoncepcional que nos deu mais autonomia e liberdade de escolher o que queremos da vida, o homem foi à Lua e algumas de nós queimaram os soutiens em praça pública. Na década de 1960 as mulheres e outras minorias, como gays e negros, deram o ar da graça nas ruas lutando pelos seus direitos. E sabe aquela história que a moda é o reflexo da história? É a mais pura verdade, minha cara. (Quer saber mais sobre a moda na sexta década do século passado? Então clique AQUI e AQUI). Num mundo onde as mulheres estavam cansadas de receber tantas ordens dos maridos e repressões diversas surgiu uma peça de roupa (oi, minissaia!) que mudaria para sempre a história da moda por ser audaciosa e ser diferente do que estava sendo feito até então. A mulherada fez o diferente e quem agradece somos nós, afinal estamos colhendo os benefícios. Será que existiriam mulheres empreendedoras se tivéssemos continuado submissas às regras de uma sociedade machista? (pra pensar…)

A minissaia na década de 1960. Fonte da imagem: Google

 

Audácia e feminilidade. Fonte da Imagem: Google

Entrando mais ainda na esfera da moda, a ala feminina aderiu a um pedaço de tecido bem estreito para cobrir o quadril e chocou uma sociedade acostumada com o comprimento no joelho ou logo abaixo deste. A mini foi o divisor de águas, entende? Tipo ‘agora quem manda em mim sou eu e não você’. Escândalos à parte, elas saíram pelas ruas desfilando as pernas descobertas e foram alvo de comentários maldosos. Mas acontece que elas acreditavam no que estavam fazendo e por isso ‘bancaram’ esta atitude; queriam mudar a sociedade que era superpatriarcal e por isso não se intimidaram. E assim você também deve fazer. Se acredita numa ideia ou projeto, tenha audácia para mudar, investir, fazer acontecer! Muitas vezes a ‘cara de pau’ ou o atrevimento são essenciais para mudar o rumo da prosa. E depois, o que vem pela frente, são ótimas histórias pra contar!

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