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Já tem praticado Inbound marketing no seu negócio?

Por Maternarum

Em tempos em que todo e qualquer negócio necessariamente precisa ter presença digital garantida é muito importante usar o marketing como um aliado. Independente do tamanho da estrutura física do nosso negócio, se autônomas, empreendedoras individuais ou empresárias, devemos sempre ter um posicionamento profissional e que reflita a imagem do nosso negócio de forma que nos abra portas e não o contrário.

Não há nada mais negativo para a imagem de seu negócio do que usar as páginas pessoais das redes sociais para fazer desabafos, críticas à concorrência, posicionamentos contrários ou defesas sobre temas polêmicos como religião e política. Bom senso é a medida certa para agradar e chegar aos possíveis clientes de forma eficaz e positiva.

Fonte da imagem: Maternarum

Você sabe o que é Inbound Marketing ?

Conhecido como o “novo marketing” de entrada concentra-se na criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade, atraindo naturalmente seu público-alvo, pessoas que se identificam com seus produtos ou serviços. Não focando apenas em atraí-los, mas também fidelizá-los através de criações de conteúdo, ciclo de vida de marketing, interação, e de multicanais – blogs, mídias sociais, palavras-chave, páginas otimizadas.

As quatros ações do inbound marketing :

1. Atrair – Não basta atrair o público, devemos atrair pessoas que são mais susceptíveis de se tornarem clientes potenciais e, finalmente, os clientes satisfeitos. Quem são as pessoas “certas”? Clientes que de fato entendemos o que realmente gostam, desafios, pontos de dor, aceitações e objeções comuns a produtos e serviços, como também informações pessoais e demográficas (telefones, e-mails, onde moram). São as pessoas em torno das quais todo o seu negócio é construído e direcionado.
Formas de atrair os usuários certos para o seu site são:

  • Blogs – continuam sendo uma importante isca de entrada para atrair clientes para o seu site, e uma dica para atrair o público potencial é criar conteúdo de relevância, educacional que lhes fala e responde as suas perguntas, angústias e inquietações.
  • Mídias sociais (Instagram, Facebook, Facebook, Orkut, MySpace, Twitter, Blogger, WordPress, Sónico, Youtube  etc) – toda e qualquer plataforma que utilizamos para nos comunicarmos, passando informações para as pessoas. Devemos compartilhar conteúdo notável e informações valiosas sobre a web social, interagir com seus clientes potenciais, e colocar uma identidade humana sobre a sua marca. Interaja nas redes e mídias onde seus compradores ideais navegam.
  • Palavras-chave (Google AdWords) – Seus clientes começam o seu processo de compra on-line, geralmente usando um motor de busca para encontrar algo que eles têm perguntas sobre. Então você precisa ter certeza de que você está aparecendo de forma destacada quando se busca. Para chegar lá, é preciso cuidado, escolher analiticamente palavras-chave, otimizar suas páginas, criar conteúdo e criar links em torno dos termos que seus compradores ideais estão procurando.
  • Páginas – Otimize seu site para atrair e falar com seus compradores ideais. Transforme seu website em um farol de conteúdo útil e prazeroso para aqueles que visitarem as suas páginas

2. Converter – Ao chegarem em seu site é hora de converter os visitantes em clientes, reunindo suas informações de contato. No mínimo devemos ter seus endereços de e-mails e uma forma eficaz de conseguir essa informação é oferecer GRATUITAMENTE algum conteúdo de relevância (ebook por exemplo).

Ferramentas que ajudam a obter sucesso nas conversões:

  • Call-to-Action – Chamadas à ação são botões ou links que incentivam os visitantes a tomar medidas, como “Baixar esse arquivo” ou “Participe de um Webinário”. As chamadas à ação que não são atraentes o suficiente, não vão gerar nenhum resultado. Portanto, ofereça exatamente aquilo que o seu público pede ou necessita.
  • Landing Pages – Quando um visitante do site clica em um apelo à ação, deve, então, ser enviado para uma página de destino. A página de destino é o lugar onde a oferta na ação de apelo a algo está sendo cumprido, e onde a perspectiva envia informações que sua equipe de vendas pode usar para iniciar uma conversa com eles. Quando os visitantes do site preenchem formulários em páginas de destino, normalmente tornam-se leads.
  • Formas – Para que os visitantes se tornem leads, eles devem preencher um formulário e apresentar as suas informações. Otimize sua forma de fazer esta etapa do processo de conversão para que seja tão fácil quanto possível.
  • Contatos – Mantenha o controle dos contatos que você está convertendo em um banco de dados de marketing centralizado. Ter todos os seus dados em um único lugar ajuda a dar sentido a cada interação que você teve com seus contatos – seja através de e-mail, uma página de destino, mídia social, ou de outra forma – e  ajuda também a otimizar suas interações futuras de forma mais eficaz para atrair, converter, fechar e encantar seus potenciais compradores.

3. Vendas/Fechamento – Você atraiu os visitantes certos e converteu em contatos relevantes, mas agora você precisa transformar esses leads em clientes. Como você pode mais efetivamente realizar esta etapa? Certas ferramentas de marketing podem ser usadas para se certificar de que você está usando as informações certas nos momentos certos.

Ferramentas de vendas/fechamento incluem:

  • Leads Scoring – Você tem os contatos em seu sistema, mas como você sabe quais os que estão prontos para falar com sua equipe de vendas? Linkando o comportamento de navegação de cliente na web ( site/ blog ) e a região demográfica que ele vive.
  • E-mail – O que você faria se um visitante clica em seu apelo à ação, preenche uma página de destino, ou transfere o arquivo, mas ainda não está pronto para se tornar um cliente? Uma série de e-mails com foco em conteúdo útil e relevante pode construir a confiança com uma perspectiva e ajudá-lo a tornar-se um comprador.
  • Automação de Marketing – Este processo envolve a criação de e-mail marketing e levar carinho adaptado às necessidades e estágio do ciclo de vida de cada contato. Significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais on-line. É entender exatamente o interesse do cliente e seu estágio de compra e dar a ele todas as informações que precisa e são atrativas.
  • Relatórios de acompanhamento – Como você sabe que os esforços de marketing estão trazendo as melhores pistas? É a sua equipe de vendas fechando efetivamente essas melhores leads em clientes? A integração com o seu sistema de Customer Relationship Management (CRM) permite analisar o quão bem o seu marketing e equipes de vendas estão em sintonia.

4. Encantar ou reter clientes – fornecer conteúdo relevante que vai ao encontro dos interesses de seu público-alvo é o mais importante, sejam eles visitantes ou clientes. Só porque alguém já fechou um negócio com você, não significa que você não precisa mais cativá-lo ou pior, esquecê-lo . Clientes podem se tornar grandes promotores de uma empresa e dos produtos ou serviços que eles gostam,  use isso a seu favor. Lembre-se que aquilo que gostamos indicamos para amigos, parentes, parceiros etc.

Ferramentas usadas para encantar e reter os clientes:

  • Chamadas à ação inteligentes – apresentar aos usuários diferentes opções, produtos e serviços personalizados, ofertas que mudam com base no perfil do comprador e o estágio do ciclo de vida.
  • Mídias Sociais – Usar plataformas sociais variadas,  assim você tem a oportunidade de prestar serviço ao cliente em tempo real no canal que ele quer e gosta de interagir com você.
  • E-mail e Marketing de Automação – Manter  uma relação com conteúdo notável pode ajudar seus clientes no alcance dos próprios objetivos, você pode ainda  apresentar novos produtos e recursos que podem ser do  interesse deles.

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre marketing digital e suas novas ferramentas, vamos buscar ampliar nossos horizontes e colocar em prática aquilo que cabe dentro da nossa realidade e que facilitará a utilização de forma correta das mídias sociais. Espero que coloque em prática (se ainda não o faz ) pelo menos uma das dicas acima e que o resultado favorável seja visivelmente notável e bem-sucedido. Que novos clientes se aproximem e permaneçam em nossas empresas e negócios.

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