Somos mais que um CNPJ

Por Lênia Luz

No último mês de maio, como sabem, celebramos os 4 anos do Empreendedorismo Rosa e dentre as ações realizadas iniciamos mais uma turma do Lean In Circle Empreendedorismo Rosa. Turma composta quase na sua totalidade de mulheres que empreendem.

Em um dos encontros, que acontecem quinzenalmente, uma das participantes compartilhou que muitas vezes se sentia como que sua família não a visse como uma mulher empreendedora. A frase que ela encerra sua fala, em alto e bom som, é: “Eu tenho CNPJ!

Isso me chamou tamanha atenção, que disse a ela que esta seria a temática do nosso editorial de JUNHO. Aqui estamos.

É muito comum  ouvir das mulheres que buscam os serviços de Mentoria, Consultoria ou que participam das ações que realizamos, esta carência do não reconhecimento do que fazem. E sempre me pergunto, por que precisamos tanto destes gatilhos de reconhecimento e validação, sendo que já sabemos que este é o caminho que queremos seguir, o do empreender?

Fonte da Imagem: Empreendedorismo Rosa

                                                               Fonte da Imagem: Empreendedorismo Rosa

Falta-nos talvez posicionamento diante das pessoas, em demonstrar o quanto estamos decididas e felizes com nossa escolha, mesmo sabendo que ela possa trazer tantos altos e baixos, ainda mais em um momento onde a economia do país está descontrolada. Mas ainda assim, conseguimos ver oportunidades onde muitos veem que é o momento de desistir, de jogar a toalha. Criamos e reinventamos nossos empreendimentos todos os dias, com novas parcerias, novos produtos e serviços, nos capacitando, lendo, trocando e, portanto, basta que olhemos no espelho e reconheçamos a mulher empreendedora que já tem dado certo, ainda que tenha tanto a acertar para seguir com o crescimento daquilo que planejou.

Ao ouvir desta podeROSA Mulher: “Eu tenho CNPJ!” com tanta firmeza, mas também com uma dose de mágoa, reconheci muitas de nós, ali. Queremos valorização externa, mas esquecemos de abraçarmos a nós mesmas quando algo não está dando certo, ou celebrarmos quando conquistamos algo.

Na verdade somos MAIS que um CNPJ, somos mulheres batalhadoras, corajosas, sonhadoras e realizadoras não somente de nossos sonhos mas também daqueles que nos são caros. Pois, ao empreendermos, pensamos no todo e não somente em nosso sucesso. Portanto, não busque provar nada para ninguém, mostre apenas para você, todos os dias, que seu empreendimento de sucesso já aconteceu, ele está apenas sendo lapidado para brilhar cada vez mais.

Quanto aos outros…como diz a música do KID ABELHA: “Os outros são os outros e só”

Beijos de um junho empreendedor com muito amor por você mesma.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

14 − dez =