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Planejamento de Marketing

Na hora de elaborar um planejamento de marketing é preciso ficar atento as seguintes informações: Perfil, desejos, necessidades, hábitos, atitudes e papéis de compra do consumidor; histórico e tamanho do mercado por região; sazonalidade; impacto da tecnologia; segmentação do mercado; características do produto ou serviço; informações sobre os concorrentes; características dos produtos ou serviços substitutos; aspectos legais; preço praticado e características da comunicação.

Fonte da imagem: saldopositivo.cgd.pt

O profissional, antes de tudo, precisa fazer uma análise do negócio, do mercado e do público-alvo. Os seguintes aspectos devem ser analisados nesta tarefa:

Na análise do seu negócio é preciso descobrir a essência da sua empresa, seus valores, onde está, e para onde quer ir, traçar seu DNA.

Na análise do mercado é preciso ouvir, observar e interagir com o mercado, o mundo fala com você o tempo todo; buscar informações e dados reais é importante para o sucesso do negócio.

Na análise do público-alvo é preciso ser objetivo, ninguém consegue atingir todas as classes sociais ao mesmo tempo e, muito menos, ganhar dinheiro só com pessoas da classe A. É necessário pensar no seu público-alvo de maneira estratégica, entendendo necessidades, desejos e comportamentos de compra.

Após esta análise detalhada é hora de planejar suas ações de marketing, sempre com um olhar estratégico e consciente de que tudo se alcança com dedicação e foco. O marketing deve ser o coração do seu negócio, não pode parar, e deve ser aplicado em todos os momentos de atuação da empresa no mercado.

Depois de colocar em prática as estratégias de marketing é extremamente importante buscar mensurar os resultados, mesmo sabendo que estes podem ser, na maioria das vezes, intangíveis. Toda a equipe deve acompanhar e registrar (criar documentos com essas informações) os resultados das ações realizadas. Além do aumento do número de clientes é importante observar a lealdade e o engajamento dos mesmos, a satisfação deles em relação ao serviço prestado e como a empresa e a equipe são percebidas por eles.

Nísia Teles é empreendedora, sócia-fundadora e diretora de marketing do Empreendedorismo Rosa. Sócia-fundadora da Markentista Marketing e Design.

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