Liderar ou chefiar: qual a diferença?

Por Empreendedorismo Rosa

 

Liderar ou chefiar? Essa é uma questão bastante importante entre os gestores de organizações, na verdade, para essa resposta ser definida, dependerá muito de quem é e o que quer esse gestor.

Se você encontra dificuldade em se tornar um líder, saiba o que é coaching e como essa metodologia focada em resultados, metas e alta performance pode te apoiar a desenvolver as competências necessárias para uma liderança de sucesso.

Fonte da Imagem: https://www.facebook.com/SLACoaching/

Fonte da Imagem: https://www.facebook.com/SLACoaching/

Confira a seguir qual a diferença entre o perfil de um chefe e de um líder:

O perfil do chefe

Para saber as diferenças básicas, deve-se entender que o chefe costuma ter a tendência de comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. O que por sua vez o faz ser temido, não respeitado.

Seus funcionários, geralmente, não se sentem abertos a relatar problemas e, muito menos, a pedir conselhos, quando têm dúvidas.

Enxerga esses colaboradores como subordinados, que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz. Nunca incentiva nem motiva, pois acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não acontece, faz questão de apontar os erros.

O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe, quando algo não dá certo, e se vangloria, quando um objetivo é alcançado, sem pensar no bem-estar coletivo.

O chefe tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Enquanto os líderes geralmente são muito respeitados por seus funcionários, tendo em vista que o respeito tem muito mais eficiência do que o temor.

 

O perfil do líder

O líder busca, não só resultados, mas a melhor maneira para a equipe e ele conseguirem alcançá-los, já que não pensa no poder como algo centralizado e, sim uma responsabilidade que deve ser dividida.

O líder não costuma dizer que tem subordinados ou funcionários, e sim uma equipe, ou um time.

Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a responder dúvidas. Procura trazer o melhor de cada um à tona e valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando suas dificuldades e trabalhando junto com a pessoa para ajudá-la a superá-las.

O líder se responsabiliza junto com sua equipe pelos erros e divide a glória pelos acertos. Uma boa liderança pode trazer benefícios para a empresa, pois uma equipe bem conduzida e motivada se torna mais eficiente.

 

Curso de coaching na SLAC® Coaching

O curso de coaching te apoia a desenvolver e aprimorar suas habilidades, fornecendo suporte para atingir o autoconhecimento e descobrir maneiras para atingir objetivos e metas através da superação de desafios.

A SLAC® Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching é um exemplo de seriedade e tradição no mercado dos cursos de coaching. Atuando há mais de 15 anos, tem sido apontada pela mídia nacional e internacional como o maior centro de pesquisa e treinamento em coaching da América Latina.

A SLAC® Coaching já treinou mais de 35.000 coaches, entre treinamentos abertos e in company, incluindo presidentes, executivos, gerentes e diretores de diversas organizações nacionais e multinacionais, entre elas Toyota, Correios, Sabesp, Mitsubishi, Serasa Experian e outras.

“Somos reconhecidos internacionalmente e temos uma metodologia, que une sistemas, ferramentas, conceitos, disciplinas fundamentais e especializadas. Realizamos um trabalho procurando o crescimento pessoal e profissional”, afirma Sulivan França presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

treze + vinte =