Empoderamento Feminino

Protagonismo Feminino: O fator estratégico que está redesenhando o mercado

*Por Maria Ap. Mestriner Colli, fundadora da Pampili

Quando decidi fundar meu negócio, eu estava grávida de cinco meses e tinha apenas 24 anos, um momento marcante a minha vida repleta de sonhos e ambições. Era uma jovem sonhadora, com um desejo enorme de empreender, e mesmo no meio do processo de planejamento, não pensei em desistir em nenhum momento.

Iniciar um negócio em um segmento novo, sem um domínio total do mercado, não foi fácil; enfrentei várias barreiras,
como aprender novas competências, estruturar uma equipe e entender o mercado. Um aspecto que me dá muita alegria é nossa equipe, onde + de 78% das posições são ocupadas por mulheres, refletindo nosso compromisso com a inclusão, inovação e a diversidade.

Fundar a empresa foi uma declaração de que as mulheres podem assumir o controle de suas vidas e carreiras. A transformação do ambiente corporativo em um espaço mais inclusivo e inovador é mais do que uma tendência; é uma necessidade estratégica.

O estudo “Women in the Workplace 2024”, da McKinsey & Company, revela dados significativos sobre a diversidade de gênero nas organizações. Este ano, o relatório comemorativo de dez anos de análise destaca que empresas com maior diversidade de gênero nas equipes executivas têm 21% mais chances de superar a concorrência em lucratividade. Além disso, as empresas que implementam estratégias de inclusão têm melhor desempenho em termos de retenção de talentos e satisfação no trabalho. Essa evidência não pode ser ignorada.

Além de acolher e respeitar a diversidade entre colaboradores, é fundamental que essa inclusão se reflita em produtos e serviços. Um exemplo notável são os calçados com detalhes em braile, que garantem autonomia a meninas cegas ou com baixa visão. Essa preocupação com acessibilidade não apenas transforma vidas, mas também amplia o
mercado, atraindo consumidores que valorizam a inclusão.

A formação contínua deve ser uma prioridade, com as empresas adotando as melhores práticas do mercado. De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, o fechamento da lacuna de gênero na força de trabalho pode adicionar até 28 trilhões de dólares à economia global até 2025. Incentivar o desenvolvimento individual, independentemente da faixa etária, fortalece a confiança e a qualidade nas relações de trabalho.

O compromisso com a comunicação transparente é igualmente crucial. Iniciativas como canais abertos de diálogo, permitem que as empresas se mantenham atentas às necessidades da sociedade, contribuindo para um futuro mais sustentável. Nesse contexto, as marcas que se destacam são aquelas que não apenas buscam lucro, mas que também
se dedicam a causas sociais.

Por fim, ser uma marca do lifestyle infantil feminino vai além de oferecer produtos; trata-se de impactar positivamente o mundo e contribuir para a construção de um futuro onde meninas possam crescer com equidade de oportunidades e sonhos. A mudança começa dentro das empresas e se reflete em toda a sociedade, criando um ciclo virtuoso que
beneficia a todos. É hora de agir, e os dados mostram que essa transformação não é apenas voluntária, mas essencial para o sucesso se sustentar.

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