Empoderamento Feminino

Por que falar de FELICIDADE em tempos caóticos?

Com tanta notícia pesada rondando nossas vidas, entrar num espaço que proporciona LUZ para angústias e inquietudes, traz ESPERANÇA por dias melhores.

Ver uma quantidade significativa de pessoas envolvidas com uma causa social que se chama FELICIDADE no mínimo faz a gente pensar: o que posso fazer para contribuir para essa causa também?

E navegando neste pensamento, trago algumas iniciativas incríveis que conheci recentemente no VI Congresso Internacional da Felicidade realizado em Curitiba, mesmo que em sua essência você já possa ter visto ou ouvido ou ainda ter feito algo similar, vale a pena falar sobre elas.

Marcio Henrique de Jesus Oliveira

Um estudante de medicina que é um brasileiro de grande força de vontade, vindo da periferia onde seu destino foi alterado porque cruzou com as pessoas certas. Pode parecer clichê mas sabe o que ele fez com isso? Deixou de ser “apenas” grato pela sua história e seguir em frente, ele decidiu que para agradecer de fato o que a vida lhe proporcionou iria fazer o mesmo por outras pessoas e criou um cursinho gratuito com foco no vestibular. Seu projeto já atendeu mais de 10mil jovens. Será que está dando certo seu projeto de gratidão?

Escute o Márcio também: TED https://youtu.be/QuR54mu9Z9A?si=_3JKV9Q9Imx0QQCc | Curso AlunoEnsina [A história de uma vida escrita por infinitas mãos | Marcio Henrique de Jesus Oliveira | TEDxUFTM] https://alunoensina.com/

Adriana Melo

Médica-obstetra paraibana, uma das pioneiras na descoberta da relação entre a microcefalia e o vírus da zika, que foi convidada para fazer parte de um grupo seleto de médicos fora do nosso país com todo apoio e recurso que precisava para seguir com a pesquisa e encontrar meios de cura e prevenção. E o que ela fez? Decidiu ficar e lutar.

Cresceu na sua área, compartilha seu conhecimento e trabalha com instituições que dão apoio para as famílias que precisam de suporte profissional para o desenvolvimento das crianças e tenham uma melhor qualidade de vida. Será que ela tomou a decisão certa?

Que tal dar de presentear com essa causa? https://presentes.fraternidadesemfronteiras.org.br/

Ou apadrinhar uma criança com microcefalia https://www.instagram.com/amorsemdimensoes/

João Pacífico

Jovem, branco de classe média… Foi assim que ele começou a se apresentar. E eu sentada na minha ignorância, tentando entender onde aquela conversa ia chegar. Foi tudo tão rápido. Em 15 minutos ele mostrou pra gente como ele entendeu que empresas deveriam ser responsáveis pela felicidade dos seus colaboradores. Que uma pessoa ao entrar e sair de uma empresa, ela deveria sair melhor. E que ao conhecer um movimento social chamado MST, cheio de bicho-papão pra contar histórias, carrega um grande propósito. Reconheceu seus privilégios, se incomodou com a  com a discrepância social e se envolveu. Foi estudar e criou a GAIA, uma empresa certificada no Sistema B de investimento com impacto social.Com mais de R$20 bilhões em operações com causas como: Agricultura Sustentável, Moradia Digna, Geração de Renda, Energia Renovável, Educação. Eai? O que acha de uma cara branco classe média, está fazendo juz ao seu privilégio?

Conheça mais sobre essa empresa e invista também no social https://grupogaia.com.br/

Aqui falei de 3 dos 31 palestrantes do final de semana, alguns famosos, outros nem tanto. E o que de fato quero mostrar é que o mundo é feito de mais pessoas como você e eu, do que de famosos. Ou seja, somos todos capazes de transformar nossa realidade através das escolhas que fazemos. E com isso expandir essa realidade para nossa família, nossa comunidade, nossa cidade, nosso estado, nosso país.

Sim, sou e serei uma eterna otimista, vendo o lado bom das pessoas, o lado positivo das lições. E espero que eu possa ter inspirado você também a buscar o melhor e ser feliz, apesar de todo o caos que está à nossa volta.

Até o próximo encontro por aqui.

Por Camila Franco.

Colunista nas pautas Maternidade, Causas Sociais e Ambientais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *